ADAPTAÇÕES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO AO ENVELHECIMENTO E AO TREINAMENTO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE A SARCOPENIA E A DINAPENIA

Autores

  • Rochelle Rocha Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thais Reichert Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Fernando Martins Kruel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.76610

Palavras-chave:

Músculo esquelético, Envelhecimento, Força muscular, Debilidade muscular.

Resumo

O crescimento da população idosa ressalta a importância da investigação  sobre os efeitos do envelhecimento no sistema musculoesquelético. O objetivo desse estudo foi discutir sobre a terminologia da sarcopenia e da dinapenia, bem como revisar as adaptações do músculo esquelético ao envelhecimento e ao treinamento de força. A busca eletrônica foi conduzida nas bases de dados MEDLINE e Scopus em março de 2016 utilizando-se os termos aging, skeletal muscle, strength e dynapenia. O declínio da capacidade de produção de força muscular em decorrência do envelhecimento recebeu a denominação científico-clínica de Dinapenia. Apesar disto, ainda existe uma gama de pesquisadores que utiliza esta definição como parte do construto de Sarcopenia. Fatores neurais e fatores musculares constituem os mecanismos que contribuem para a instalação da dinapenia. Os fatores neurais englobam alterações no recrutamento e na sincronização de unidades motoras, a queda taxa de disparo e na velocidade de condução nervosa, a denervação das fibras musculares tipo II (rápidas) por morte neuronal e reinervação das fibras tipo I (lentas). Os fatores musculares são constituídos por alterações na arquitetura muscular, mudanças de tipo de fibra, disfunções no processo de acoplamento excitação-contração, alterações estruturais na miosina e infiltrações de lipídios intra e intermusculares. A dinapenia é diagnosticada baseada em uma avaliação dos fatores de risco, do teste de força de extensão de joelhos ou preensão manual. A partir do entendimento dos diversos mecanismos que contribuem para a instalação da dinapenia, pesquisadores das ciências da saúde podem ter embasamento para uma melhor prescrição de tratamentos preventivos ou mesmo de reabilitação da dinapenia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rochelle Rocha Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Fïsica (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS) e doutora em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS).  Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Atividades Aquáticas e Terrestres (UFRGS - Departamento de Educação Física)

Departamento: Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid).

Thais Reichert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).  Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Atividades Aquáticas e Terrestres (UFRGS - Departamento de Educação Física)

Departamento: Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid).

Luiz Fernando Martins Kruel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Educaçao Fisica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000).  Coordenador do Grupo de Pesquisas em Atividades Aquáticas e Terrestres (UFRGS - Departamento de Educação Física)

Professor Titular UFRGS
Departamento: Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (Esefid). 
 

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

Costa, R. R., Reichert, T., & Kruel, L. F. M. (2021). ADAPTAÇÕES DO MÚSCULO ESQUELÉTICO AO ENVELHECIMENTO E AO TREINAMENTO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE A SARCOPENIA E A DINAPENIA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 25(2). https://doi.org/10.22456/2316-2171.76610

Edição

Seção

Artigos originais