A RELAÇÃO ENTRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL E A PERMANÊNCIA DOS/AS IDOSOS/AS NO CAMPO RESIDENTES NOS MUNÍCPIOS DA REGIÃO DA AMREC – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA

Autores

  • Rossandra Oliveira Maciel Universidade Federal do Paraná
  • Dimas Oliveira Estevam Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
  • Giovana Ilka Jacinto Salvaro Professora pesquisadora da Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Carla Spillere Busarello Graduanda em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.42887

Palavras-chave:

Previdência Social Rural, Idoso/a,

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar a relação entre a Previdência Social Rural (PSR) e a permanência no campo dos idosos residentes nos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC (localizada no sul do estado de Santa Catarina). A metodologia utilizada foi um estudo de caso em que foram entrevistados 22 aposentados; a abordagem de análise foi qualitativa. A presente pesquisa evidenciou que a PSR é uma política pública fundamental para manutenção e melhoria das condições de vida dos idosos residentes no campo, bem como de seus familiares, uma vez que o valor recebido se traduz na principal fonte de subsistência para as famílias, quer seja na manutenção da atividade produtiva, na aquisição de medicamentos, ou na melhoria do padrão de vida. Este trabalho permite concluir que, apesar de alguns idosos terem saído do meio rural, a PSR ainda está relacionada com o fenômeno do “envelhecimento do campo”, tendo em vista os benefícios que a aposentadoria traz, a segurança que fornece aos idosos ao darem continuidade ao trabalho agrícola, e a forma como estes empregam esta renda, em alguns casos auxiliando os próprios familiares a também permanecerem no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossandra Oliveira Maciel, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. É Bacharel em Economia (2012) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Solidária e Políticas Públicas no meio rural, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar e Previdência Social Rural. 

Dimas Oliveira Estevam, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

É Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Concluiu o Doutorado em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) em 2009, o Mestrado em Administração (UFSC) em 2001 e a Graduação em Ciências Econômicas (UFSC) em 1995. Coordena o grupo de pesquisa GIDAFEC (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Educação do Campo), credenciado pela UNESC e o CNPq. Membro do PAES/Unesc (Programa de Apoio a Economia Solidária). É responsável pelas disciplinas administração pública, economia do setor público, economia da tecnologia e do trabalho, economia solidária e sociologia nos cursos de graduação em administração e economia. Atualmente coordena 1 Pibic/Unesc e um projeto de Extensão e integra outros como membro. Tem 1 livro publicado reeditado e organizou outros 2 em coletivos. Possui 3 capítulos de livros, 4 artigos em periódicos e 38 trabalhos em anais de congressos. Foi orientador de 2 pós-graduandos em especialização, além de 7 alunos de iniciação científica, 35 monografias de graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública e Políticas Públicas, desenvolve pesquisa nos seguintes temas: formação do jovem do campo (pedagogia da alternância), Casa Familiar Rural, Economia Solidária, cooperativismo virtual e agricultura familiar. É parecerista de vários eventos e Membro do Conselho Editorial da Editora da Unesc. É Presidente da APEC (Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense).

Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Professora pesquisadora da Universidade do Extremo Sul Catarinense

Possui graduação em psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2000), mestrado em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professora pesquisadora da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia social, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, agricultura familiar, desenvolvimento rural e cooperativas rurais, subjetividades, gênero e trabalho.

Carla Spillere Busarello, Graduanda em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduanda em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Políticas Públicas.

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. O futuro das regiões rurais. Porto Alegre: editora da UFRGS, 2003. 149 p.

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA, 2013. Disponível em <http://www.amrec.com.br/home/?>. Acesso em 22 fev.2013.

BARROS, Myriam Moraes Lins de. Trajetória dos estudos de velhice no Brasil. Sociologia, Problemas e Práticas, [online], n. 52, p.109-132, 2006. Disponível em <http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n52/n52a06.pdf>. Acesso em 27 out. 2012.

BERWANGER, Jane Lúcia Wilhelm. Previdência Rural, Inclusão Social. Curitiba: Juruá, 2008. 196 p.

BRASIL. Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 31 ago.2013.

MOTTA, Alda Brito da. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento. Sociedade e Estado, Brasília, [online], vol.25, n.2, p. 225-250, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-69922010000200005>. Acesso em 10 ago.2012.

BRUMER, Anita. Previdência social rural e gênero. Sociologias, Porto Alegre, [online], v.4, n. 7, p.50-81, jan/jun 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n7/a03n7.pdf>. Acesso em 15 set. 2012.

CALDAS, Nádia Velleda. Agricultura familiar e previdência social rural: um estudo comparativo em quatro municípios gaúchos. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2008. 120 p. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção e Agrícola Familiar, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. Disponível em: <http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2008942003016025p4>. Acesso em 22 fev. 2012.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. Perspectivas de Crescimento para a População Brasileira e Implicações para a Previdência Social. In: BIASOTO, Geraldo Júnior; SILVA, Luiz Antonio Palma e. (Orgs). Políticas públicas em questão. São Paulo: Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 2011. p.27-57.

CASTRO, Jorge Abrahão. Política Social no Brasil: marco conceitual e análise da ampliação do escopo, escala e gasto público. Revista brasileira de monitoramento e avaliação, Brasília, v. 1, n.1, p.66-95, Jan-jun/2011.

CORADINI, Lucas. Autonomia e Projetos Profissionais das Jovens na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. In: BRASIL, Presidência da República. 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – Redações e artigos científicos vencedores. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. 2008.p.176-188.

DEBERT, Guita Grin. A antropologia e o estudo dos grupos e das categorias de idade. In: LINS DE BARROS, Myriam. (org.). Velhice ou terceira idade? Estudos Antropológicos sobre identidade, memória e política. 3.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003.p.49-67.

DELGADO, Guilherme Costa; CARDOSO JÚNIOR, José Celso. O idoso e a previdência rural no Brasil: a experiência recente de universalização. Texto para discussão n° 688. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1999.

ESPING-ANDERSEN, Gosta. Uma perspectiva transatlântica da política de privatização latino-americana. In: COELHO, Vera Schattan (Org.) A reforma da Previdência Social na América Latina. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2003.p.13-26.

FAVONI, Célio. A Previdência Social brasileira como política pública de renda nos municípios. Conjuntura Social. Brasília, v. 12. p. 69–122.jan./mar. 2001.

FROEHLICH, José Marcos et al . Êxodo seletivo, masculinização e envelhecimento da população rural na região central do RS. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 9, Sept. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011000900030&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 mai. 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. 207 p.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.

IBGE, Banco de dados agregados-SIDRA, 2010. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em 15 abr.2012.

SCHWARZER, Helmut. Impactos socioeconômicos do sistema de Aposentadorias Rurais noBrasil: evidências empíricas de um estudo de caso no estado do Pará. Texto para Discussão n. 729. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2000.

SCHWARZER, Hemut; QUERINO, Ana Carolina. Benefícios sociais e pobreza: programas não contributivos da seguridade social brasileira. Texto para discussão nº 929. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2002.

SIMONATTO, Ivete. Reforma do Estado e Políticas Públicas: implicações para a sociedade civil e para a profissão. Florianópolis, 1997. Disponível em: <http://files.comunidades.net/paulobatista/SIMIONATO_OK1.pdf>. Acesso em 15 nov. 2012.

STROPASOLAS, Valmir Luiz. O mundo rural no horizonte dos jovens. Florianópolis: Ed. da Universidade do Extremo Sul Catarinense, 2006. 346 p.

SUGAMOSTO, Marisa. Velhice e benefício previdenciário entre os agricultores familiares do município de Colombo – Paraná. In. BRANDENBURG, Alfio et al. Ruralidades e Questões ambientais: estudo sobre estratégias, projetos e políticas. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2007. p.203-240.

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula, 2 ed. Campinas, SP: Autores associados, 2003. 304 p.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A ruralidade no Brasil moderno. Por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACCA, Norma. Una nueva ruralidad en América Latina? Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Ciudad

p 31-44. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/rural/wanderley.pdf>. Acesso em 12 set. 2012.

ZIMMERMANN, Clóvis. A previdência rural brasileira no contexto das políticas públicas. Revista Espaço Econômico, no 48, maio/2005. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/048/48czimmermann.htm>. Acesso: 10 abr. 2012.

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Maciel, R. O., Estevam, D. O., Salvaro, G. I. J., & Busarello, C. S. (2014). A RELAÇÃO ENTRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL E A PERMANÊNCIA DOS/AS IDOSOS/AS NO CAMPO RESIDENTES NOS MUNÍCPIOS DA REGIÃO DA AMREC – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(3). https://doi.org/10.22456/2316-2171.42887

Edição

Seção

Artigos originais