A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA MEIA-IDADE: UM ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Priscilla de Cesaro Antunes Universidade Federal de Goiás
  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22456/2316-2171.20196

Palavras-chave:

Meia-idade, Adulto, Educação Física

Resumo

 

Objetivou-se apresentar um panorama da produção acadêmica do campo da Educação Física, tendo como foco central o momento da vida identificado como meia-idade. Foram analisados 18 periódicos vinculados ao campo da Educação Física, no período compreendido entre 2000 e 2010, recuperando-se 79 artigos que apresentaram foco na meia-idade. Partiu-se da hipótese de que esse tema é pouco explorado, a qual foi confirmada visto que os artigos recuperados constituíram apenas 2% do total de 3.941 artigos publicados no período. Observou-se que, predominantemente: os estudos foram pesquisas de campo, realizadas com mulheres, num intervalo amplo de idades; os temas abordados foram os de aptidão física, doenças/fatores de risco, validação de testes/equações, adesão/ motivação para exercício, concepção de envelhecimento, esporte, aposentadoria, necessidades especiais e sociabilidade. A análise dos resultados indicou que tais temas foram tratados a partir de uma perspectiva biologicista, enquanto a meia-idade foi caracterizada como um momento de declínio com alterações fisiológicas no organismo que trazem prejuízos para a vida; os autores têm recorrido a referenciais sobre velhice para analisar/refletir dados sobre meia-idade, e a doença, mais do que a saúde, foi o parâmetro central para os estudos analisados.


 

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Biografia do Autor

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação Física e Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciências Humanas, Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Antunes, P. de C., & Silva, A. M. (2014). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA MEIA-IDADE: UM ESTUDO A PARTIR DE PERIÓDICOS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Estudos Interdisciplinares Sobre O Envelhecimento, 19(1). https://doi.org/10.22456/2316-2171.20196

Edição

Seção

Artigos originais