AS TEORIAS COMPORTAMENTAIS E ECONÔMICAS NAS ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Autores

  • Djair Picchiai EAESP - FGV
  • Moacir José Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.93337

Palavras-chave:

Mercado global, Internacionalização de empresas, Teorias da internacionalização

Resumo

As teorias de internacionalização procuram explicar as formas adotadas pelas empresas para a inserção no mercado internacional, baseadas em fatores econômicos e comportamentais. Este artigo tem o objetivo de analisar comparativamente as teorias de internacionalização com estratégias utilizadas por empresas brasileiras nos últimos anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados dados dos estudos sobre as multinacionais brasileiras, elaborados e publicados pela Fundação Dom Cabral, nos anos de 2016, 2017 e 2018. Constatou-se que o processo de internacionalização não pode ser explicado por uma única teoria, já que é possível identificar elementos presentes em várias delas, sejam de abordagem comportamental ou econômica (TEIXEIRA et al., 2017). Além disso, as mudanças no mercado mundial pressionam os gestores das empresas a tomar decisões com maior rapidez e com foco na internacionalização das empresas.

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Publicado

2019-09-05

Edição

Seção

Artigos