Estrutura e Fatores Intervenientes na Gestão de Design

Autores

  • Claudia de Souza Libanio UFCSPA and Unisinos
  • Fernando Gonçalves Amaral UFRGS
  • Sérgio Almeida Migowski IFRS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.72296

Palavras-chave:

Gestão de Design, Mapa Conceitual, Árvore da Realidade Atual

Resumo

As empresas brasileiras vêm demonstrando interesse em investir em design, percebendo-o como um elemento estratégico para a obtenção de vantagem competitiva. Sendo assim, este artigo objetiva mapear a estrutura e identificar fatores intervenientes da gestão de design em empresas brasileiras pertencentes à indústria do vestuário. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, com a aplicação de entrevistas em profundidade com quatro especialistas em design de moda. Como resultados, foi desenvolvido um mapa conceitual e elaborada a árvore da realidade atual (ARA), com base no processo de pensamento. Foi possível levantar conceitos relacionados à gestão de design bem como identificar a dificuldade de sua implementação nas organizações brasileiras pertencentes à indústria do vestuário. Ademais, por meio do desenvolvimento da ARA, foram identificadas e elencadas as prováveis causas, ou seja, os eventuais fatores intervenientes capazes de gerar o efeito da não ocorrência da gestão de design nas empresas da referida indústria.

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Biografia do Autor

Claudia de Souza Libanio, UFCSPA and Unisinos

UFCSPA: DECESA Unisinos: PGDESIGN

Fernando Gonçalves Amaral, UFRGS

PPGEP/Ergonomia

Sérgio Almeida Migowski, IFRS

Administração

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Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos