Capacitação das Operações Internas para a Customização em Massa: Estudos de Caso em Indústrias Brasileiras

Autores

  • Claudio Marcos Vigna Universidade de São Paulo
  • Dario Ikuo Miyake Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.7190

Palavras-chave:

Customização em Massa, Montadora de Automóveis, Fabricante de Computadores

Resumo

A Customização em Massa (CM) é uma estratégia de negócios que emergiu no meio empresarial em meados dos anos oitenta, e desde então tem sido adotada por empresas inovadoras interessadas no diferencial competitivo que ela pode propiciar. O sucesso na adoção da CM depende, contudo de profundas alterações em áreas críticas da organização. Os objetivos do presente trabalho são elucidar quais são essas áreas críticas, identificar elementos que capacitam as operações internas de produção para a CM e verificar a aplicabilidade destes elementos em diferentes setores industriais. Este artigo fornece uma estrutura conceitual sobre capacitação organizacional para CM que relaciona os elementos capacitadores para esta estratégia identificados em uma revisão da literatura. O modo como o sistema de produção e seus processos são organizados para sustentar efetivamente a busca da CM é investigado por meio de estudos de caso realizados em dois setores industriais: o automobilístico e o de computadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-10-18

Edição

Seção

Artigos