Análise conjunta com estimulação em duas etapas

Autores

  • Marcelo Battesini UFRGS
  • Carla Ten Caten UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-8026.3191

Palavras-chave:

análise conjunta, comportamento do consumidor, pesquisa de marketing

Resumo

Em uma pesquisa de Análise Conjunta, são utilizados conceitos de Pesquisa de Marketing, Projeto de Experimentos e Análise de Regressão. A utilização destes conceitos no planejamento da Análise Conjunta com Estimulação em Duas Etapas (AC com E2E), aliada à incorporação da perspectiva dos respondentes, busca aproximar a tarefa dos respondentes à situação real de compra, sem reduzir a quantidade de informação obtida com a pesquisa. Para isto, a estimulação utilizada na coleta de dados é flexível o suficiente para acomodar e propiciar o uso dos diferentes modelos de decisão adotados pelos respondentes. O método é ilustrado através de uma pesquisa sobre o mestrado profissionalizante oferecido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta aplicação da AC com E2E permitiu obter um modelo de preferência confiável que foi validado por uma amostra de controle, o que consolida o método proposto.

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Biografia do Autor

Marcelo Battesini, UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS

Carla Ten Caten, UFRGS

Doutora en Engenharia Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UFRGS

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Publicado

2008-04-07

Edição

Seção

Artigos