A expressão do múltiplo pelo corpo da pintura.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.80768Palavras-chave:
Pintura. Múltiplo. Pós-humano.Resumo
Este ensaio apresenta uma experimentação poética e reflexiva que constrói uma imagem do humano do futuro (pós-humano) com base numa anatomia sem gênero nem pele. Para multiplicar este corpo, em pintura, dois parâmetros são considerados: os elementos anatômicos que se prestam facilmente ao múltiplo e variações, depois a ausência de dualidade.Downloads
Referências
AMADO, Mónica Alexandra Fernandes Marques e BASTOS, Paulo Bernardino das Neves. Performatividade do corpo pós-humano: de Narciso a Pigmalião. 2011. Disponible à: http://www.idmais.org/pubs/PauloBernardino/2011/2011-4-3-PauloBB.pdf, consultée le 9 septembre 2016.
BENJAMIN, Walter. L'OEuvre d'art à l'époque de sa reproductibilité technique (1939), traduit par Frédéric Joly, préface d'Antoine de Baecque. Paris: Payot, coll. Petite Bibliothèque Payot, 2013.
BOURGERY, Jean-Marc et JACOB, Nicolas-Henri. Atlas d’anatomie humaine et de chirurgie. sl. Cologne : Taschen, 2012.
CUIR, Raphael. Renaissance de l’anatomie. Paris : Hermann, 2016.
DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: PUF, 1968.
GOODMAN, Nelson. La fabrique des mondes. Disponible à:http://www.seroux.be/spip.php?article181, consultée le 30 octobre 2016.
GRUGIER, Maxence. L’utopie cyborg : Réinvention de l’humain dans un futur sur-technologique. 2003. Disponible à: http://www.revue-quasimodo.org/PDFs/7%20-%20Cyborg%20Utopie%20Technologie.pdf, p.238, consultée le 3 mars 2015.
HARAWAY, Donna. Simians, Cyborgs and Women: The reinvention of Nature, New York : Routledge, 1991.
LE BRETON, David. Anthropologie du corps et modernité. Quadrige, 7ème éd. Paris : PUF, 1990.
LECHNER, Marie. Le corps amplifié de Stelarc. In : Libération, édition électronique du 12 octobre 2007, http://next.liberation.fr/culture-next/2007/10/12/le-corps-amplifie-destelarc_103649, consulté le 21 janvier 2017.
LE DEVOIR. De l'humain au Robot sapiens. 2010. Disponible à: http://www.ledevoir.com/societe/science-et-technologie/309993/de-l-humain-au-robotsapiens, consultée le 19 septembre 2016.
LE DEVOIR. Trois bras, deux jambes et une sculpture dans l'estomac. 2010. Disponible à: http://www.ledevoir.com/societe/science-et-technologie/309988/trois-bras-deuxjambes-et-une-sculpture-dans-l-estomac, consultée le 19 septembre 2016.
KALLIPOLITI, Lydia. Masters and Slaves. Disponible à: http://www.e-flux.com/architecture/superhumanity/68674/mastersand-slaves/, consultée le 19 octobre 2016.
PONGES, Francis. Méthodes. Paris: Gallimard, 1988.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.