Estranha beleza e a beleza do estranho

Autores

  • Tania Galli Fonseca Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional - Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. http://orcid.org/0000-0002-5912-4951

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.76987

Palavras-chave:

Luiz Gonzaga, Vida e Obra de arte.

Resumo

Procuramos traçar algumas notas a respeito do percurso do artista Luiz Gonzaga, desde nossa recepção à exposição de suas obras no evento Percurso do Artista realizado em 2014. Buscamos associar vida e obra sem a preocupação de coletar dados biográficos detalhados e cronológicos, mais ao modo de um biografema, como nos diz Barthes, uma vez que dificilmente a biografia de um homem poderá vir a ser totalmente apreendida. O percurso do artista revela-se como sua pulsão criadora e narrativa, destaca-se como expressão do fracasso de suas realizações, uma vez que, mesmo satisfeito com sua última realização ele se vê compelido a dizer mais uma vez, a buscar em suas inquietações respostas que sabe serão sempre incompletas aos silêncios que povoam a si e ao mundo. Dizer uma vida de artista seria afirmar, assim, esse amor ao estranho por ele alimentado e que finda por se tornar seu próprio alimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Galli Fonseca, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional - Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Professora Titular do Instituto de Psicologia da UFRGS, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional/UFRGS, pesquisadora do CNPQ e autora de diversos livros e coletâneas. Coordena o grupo de pesquisa Corpo, Arte e Clínica (www.ufrgs.br/corpoarteclinica), e a Coleção Cartografias, editada pelas editoras UFRGS e Sulina.

Referências

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

GONZAGA, Luiz. Seminal. Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli/ Secretaria da Cultura/RS. 2002.

KAFKA, Franz. A metarmofose. São Paulo: Hedra, 2009.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. O tempo redescoberto. São Paulo: Globo, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Fonseca, T. G. (2017). Estranha beleza e a beleza do estranho. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 22(36). https://doi.org/10.22456/2179-8001.76987

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay