Resenha do livro “A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro”, de Alexandre Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.116737

Palavras-chave:

Arte Contemporânea. Fotografia. Alair Gomes. Corpo. Gênero.

Resumo

Esta resenha apresenta o livro “A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro”, de Alexandre Santos. Editado pela Funarte/UFGRS, a pesquisa foi desenvolvida na “Coleção Alair Gomes” – Fundação Biblioteca Nacional, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a melancolia na fotografia de Alair Gomes. Além dos escritos e fotografias do artista, foram realizadas entrevistas com parentes, amigos, artistas, críticos de arte, fotógrafos e historiadores. A análise da obra ocorre através do diálogo com a categoria da melancolia, dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre e Doutor em Educação Física e Cultura, pela Universidade Gama Filho (RJ). Pós-doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Artista Visual com formação pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-Parque Lage/RJ). Professor Associado do Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (IEF-UFF). Líder do Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF-CNPq). Atua na área de Estudos de Gênero, na interface com a Educação Física, a Pedagogia, a História e as Artes Visuais, com foco nas Masculinidades e Sexualidades.

Referências

GOMES, A. On the Symphony of Erotic Icons (or Erotic Composition in 3 Movements), 1975. In.: In.: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour L´Art Contemporain, 2001. (Catálogo da exposição).

GOMES, A. Introduction, 1983. In.: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour L´Art Contemporain, 2001. (Catálogo da exposição).

GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour L´Art Contemporain, 2001.

GOMES, A. A New Sentimental Journey segundo Miguel Rio Branco. Rio de Janeiro: CosacNaify, 2009.

FBN. Alair Gomes: muito prazer. FBN: Rio de Janeiro, 2016.

HERKENHOFF, P. Melody of Desire: The Arte Of Alair Gomes. In.: GOMES, A. Alair Gomes. Paris: Fondation Cartier pour L´Art Contenporain, 2001. (Catálogo da exposição).

SANTOS, A. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo-outro. 2006. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2006.

SANTOS, A. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo outro. Porto Alegre: Funarte/UFRGS, 2018.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Devide, F. P. (2021). Resenha do livro “A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo outro”, de Alexandre Santos. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.116737

Edição

Seção

Resenha | Review