Editorial da Revista Porto Arte - nº 43 - 2020

Autores

  • Ana Maria Albani de Carvalho Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisco Dalcol Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).
  • Teresinha Barachini Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7249-1641

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.116179

Palavras-chave:

Arte. Curadoria.

Resumo

Sem resumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Albani de Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Visuais - História Teoria e Crítica de Arte (Pós-Graduação em Artes Visuais - Instituto de Artes, UFRGS) com estágio junto a École des Hautes Études en Scientces Sociales (Paris, França). Possui mestrado (1994) e bacharelado (1985) em Artes Visuais, pela UFRGS. Professora Associada do Departamento de Artes Visuais ? Instituto de Artes, UFRGS desde 1996, integra como docente permanente o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais junto a Linha de Pesquisa Relações Sistêmicas (Instituto de Artes, UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (FABICO - UFRGS). Em 2019 implantou e coordena o curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Práticas Curatoriais pela UFRGS, atualmente em sua 2ª edição (2020/2021). É membro da Equipe Editorial da Revista Porto Arte (PPGAV UFRGS ? ISSN 2179-8001). Participa do Grupo de Pesquisa interinstitucional ?História da Arte: Modos de ver, exibir e compreender? e do Comitê de Política Editorial da Revista MODOS (ISSN 2526-2963) Integra o Comitê de Curadoria do Museu de Arte do RGS, gestão 2019 a 2022 e o Conselho Consultivo da Fundação Vera Chaves Barcellos. É membro da ANPAP ? Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, da qual foi vice-presidente na gestão 2013 a 2015; do Comitê Brasileiro de História da Arte e da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Atua como curadora, com experiência em artes visuais e dedica-se especialmente aos seguintes temas de pesquisa: arte contemporânea, crítica institucional, estudos curatoriais e expositivos, relações sistêmicas, museus e coleções.

Francisco Dalcol, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Pesquisador, crítico, historiador da arte, curador e editor. Atual diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e professor-colaborador do curso de especialização (lato sensu) Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor (PPGAV/UFRGS) e Mestre (UFSM/PPGART) em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica, com estágio de doutoramento no exterior pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Sua pesquisa de doutorado trata das interseções entre crítica de arte, exposição e curadoria, tendo defendido em 2018 a tese intitulada “A curadoria de exposição enquanto espaço de crítica: a constituição de um campo de prática e pensamento em curadoria no Brasil (anos 1960-1980)”. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) – Comitê de Curadoria.

Teresinha Barachini, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista, pesquisadora e professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA-UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS), na linha de pesquisa Poéticas de Processos Híbridos. Na graduação atual nos cursos de Artes Visuais (DAV-IA-UFRGS). Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS e Mestre em Artes com enfase em Poéticas Visuais pela ECA-USP.   Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Objeto e Multimídia. Membro da ANPAP. e Editora da Revista PORTO ARTE. Como artista e pesquisadora desenvolve atualmente projeto de pesquisa envolvendo aproximações poéticas e objetos tridimensionais sensíveis, considerando suas apresentações materiais e imateriais e as possíveis interações com o outro (sujeito) e com o espaço urbano.

Referências

.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Carvalho, A. M. A. de, Dalcol, F., & Barachini, T. (2021). Editorial da Revista Porto Arte - nº 43 - 2020. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.116179

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.