Violência Espectral: Arte e desaparecimento no México pós-Ayotzinapa

Joaquin Barriendos

Resumo


Resumo

No México contemporâneo, a memória virou um campo de batalha. O caso Ayotzinapa (2014) – uma caso de violação de direitos humanos orquestrada pelo Estado ainda não solucionado, com 43 estudantes desaparecidos – transformou o espaço público em uma luta permanente entre a amnésia governamental e as políticas da verdade. O surgimento de fossas comuns clandestinas em todo o país resultou também em uma nova forma de violência, caracterizada pela materialidade espectral do corpo ausente. O artigo pesquisa a relação entre desaparecimento, memória social e ativismo criativo na arte mexicana recente. Como estudo de caso, a partir de investigações da agência Forensic Architecture realizadas no México, analisaremos o papel da cultura visual na articulação do que o autor descreve como performatividade dos direitos humanos.

 

Abstract

In Mexico, memory has become a battlefield nowadays. The Ayotzinapa case (2014) –a still unresolved State-level human rights violation, including the disappearance of 43 students– transformed the public space into a permanent struggle between governmental amnesia and the politics of truth. With the emergence of various massive clandestine graves all across the country, a new form of violence emerged, characterized by the spectral materiality of the absent body. In this article, I elaborate on the relation between disappearance, social memory, and creative activism in recent Mexican art. Using the investigations of Forensic Architecture in Mexico as a case study, the text discusses the role of visual culture in the articulation of what I call the performativity of human rights.


Palavras-chave


México. Arte Contemporânea. Ayotzinapa. Desaparecimento. Memória. Direitos Humanos

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.111379

Direitos autorais 2019 Joaquin Barriendos

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PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


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