“El Bloqueo” e a 3ª Bienal de Havana (1989)

Maria de Fátima Morethy Couto

Resumo


Meu texto tem por objetivo discutir a relevância geopolítica da 3ª Bienal de Havana na história das exposições do século XX e a impressão causada por algumas das obras ali expostas, com destaque para os artistas da chamada nova arte cubana e, em especial, Tonel e sua obra “El Bloqueo”. Visa ainda refletir sobre a repercussão desta mostra nas últimas décadas, a partir de comentários de artistas e de críticos envolvidos com o evento. Por fim, coloca em debate o possível impacto da Bienal de Havana na cena brasileira dos anos 1990.

 

Abstract

My paper will call attention to the geopolitical relevance of the 3rd Havana Biennial in the history of the 20th century exhibitions and to the impression caused by some of the artworks exhibited there, focusing on the artists of the so-called new Cuban art and, in particular, Tonel and his El Bloqueo. It also aims to reflect on the repercussion of this exhibition in recent decades, based on comments from artists and critics involved with the event. Lastly, it discusses the possible impact of the Havana Biennial on the Brazilian artistic scene of the 1990s.


Palavras-chave


Bienal de Havana. Nova arte de Cuba. Arte e geopolítica. Tonel.

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DOI: https://doi.org/10.22456/2179-8001.108109

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PORTO ARTE: e-ISSN 2179-8001


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