Palavras originárias e pensamentos visíveis: ambivalência, imagem, criação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.106475Palavras-chave:
Ambivalência. Criação. Imagem. Inconsciente. Poética.Resumo
Investigação que tem como objetivo analisar e aprimorar os processos de criação em torno das excitações intelectuais provocadas pela “ambivalência”. Em um primeiro momento, examinaremos o desenvolvimento do conceito de “ambivalência” nos textos psicanalíticos de Sigmund Freud. Para isso, abordaremos seus trabalhos sobre a noção de “inconsciente” e sobre o significado de “palavras originárias”. Em um segundo momento, analisaremos imagens criadas por René Magritte no intuito de explorarmos a “ambivalência” presente em seus “pensamentos visíveis”. E, em um terceiro e último momento, articulando os tópicos anteriores, esboçaremos a possibilidade de delimitarmos uma “poética visual da ambivalência”.
Abstract
Research that seeks to analyze and improve the creative processes around the intellectual excitations caused by “ambivalence”. At first, we will examine
the development of the concept of “ambivalence” in Sigmund Freud’s psychoanalytic texts. For this, we will approach your work on the notion of “unconscious”
and on the meaning of “original words”. In a second step, we will analyze images created by René Magritte in order to explore the “ambivalence” present in his “visible thoughts”. And, in a third and last moment, articulating the previous topics, we will outline the possibility of delimiting a “visual poetics of ambivalence”.
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