Caminhos da curadoria e o pós-museu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.103337

Palavras-chave:

Curadoria. Pós-museu. Fronteiras. Bienal. Constelação pós-colonial.

Resumo

 

Na obra Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean-Hooper-Greenhill discute a cultura da imagem na pedagogia museal, contrastando o modelo do museu modernista com o que ela chama de pós-museu. O presente ensaio busca discutir esse conceito, assim como o conceito de constelação pós-colonial de Okwui Enwezor, para desvelar gestos curatoriais a partir de uma situação específica observada em 2019 no Museu Oscar Niemeyer: um espaço de entressalas que abriga obras de três diferentes instituições (MON, MAC-PR e Bienal de Curitiba), provocando um diálogo sobre fronteiras, compromissos e desafios da prática curatorial e narrativas institucionais.


 

Abstract

 

In the work Museums and the Interpretation of Visual Culture (2000), Eilean Hooper-Greenhill discusses image culture in museum pedagogy, from the modernist museum in contrast to what she calls the post-museum. The present essay aims to discuss this concept, as well as the concept of post-colonial constellation, by Okwui Enwezor, to unfold curatorial gestures from a specific situation observed in 2019 at Oscar Niemeyer Museum: a space among exhibition rooms that hosts three different institutions (MON, MAC-PR and Bienal de Curitiba) and provokes a dialog on borders, commitments and challenges of curatorial practices and institutional narratives.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Brolhani, UDESC

Mestranda em Teoria e História das Artes Visuais, PPGAV - CEART - UDESC

Referências

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ENWEZOR, Okwui. The Postcolonial Constellation: Contemporary Art in a State of Permanent Transition. Research in African Literatures, Bloomington: Indiana University Press, vol. 34, n. 4, p. 57-82, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Construir, Habitar, Pensar. Conferência pronunciada por ocasião da "Segunda Reunião de Darmastad", publicada em Vortäge und Aufsätze, G. Neske, Pfullingen, 1954. Tradução de Marcia Sá Cavalcante Schuback. Disponível em <http://www.fau.usp.br/wp-content/uploads/2016/12/heidegger_construir_habitar_pensar.pdf> Acesso em 04 fev. 2020.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and the Interpretation of Visual Culture. Routledge: London and New York, 2000.

LEÃO, Geraldo. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10184/geraldo-leao>. Acesso em: 25 fev 2020. Verbete da Enciclopédia.

MUSEU DE ARTE CONTEMPOR NEA DO PARANÁ. História - Um Novo MAC. Disponível em: <http://www.mac.pr.gov.br/Pagina/Historia> Acesso em: 20 fev. 2020.

PRANDO, Felipe Cardoso de Mello. Campo neutral: limites e tensões entre práticas artísticas, curatoriais e instituições de arte. 2016. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.27.2016.tde-13092016-104137. Acesso em: 2020-02-06.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-28

Como Citar

Brolhani, J. (2020). Caminhos da curadoria e o pós-museu. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(43). https://doi.org/10.22456/2179-8001.103337