Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docência
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.108601Palavras-chave:
Docência, Transgressão, Psicologia Social, Paradigma Ético-estético-político.Resumo
Este artigo surge do convite a uma de suas autoras para o evento “Temas em Debate” de 2019, no qual vicejava a interrogação “O que o presente tem a contribuir para uma determinada psicologia social?”. Tal acontecimento encontra outro, em andamento: três professoras trocavam ideias sobre suas práticas docentes em universidades públicas e se deparavam com a mesma questão. A experiência de uma sala de aula mais diversa e multicultural a partir das políticas afirmativas é tomada como campo de análise que movimenta nossa docência em psicologia social e impulsiona esta escrita. Diários de campo e correspondências constituem nossas ferramentas metodológicas. Através de processos de formação e experimentação que apostam na educação como prática de liberdade, almejamos discutir possíveis ampliações e transgressões - tanto das práticas docentes em sala de aula quanto da própria psicologia social transmitida, fazendo jus ao caráter disruptivo, inventivo e conectivo do paradigma ético-estético-político do qual partilhamos.
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