Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.108601

Palavras-chave:

Docência, Transgressão, Psicologia Social, Paradigma Ético-estético-político.

Resumo

Este artigo surge do convite a uma de suas autoras para o evento “Temas em Debate” de 2019, no qual vicejava a interrogação “O que o presente tem a contribuir para uma determinada psicologia social?”. Tal acontecimento encontra outro, em andamento: três professoras trocavam ideias sobre suas práticas docentes em universidades públicas e se deparavam com a mesma questão. A experiência de uma sala de aula mais diversa e multicultural a partir das políticas afirmativas é tomada como campo de análise que movimenta nossa docência em psicologia social e impulsiona esta escrita. Diários de campo e correspondências constituem nossas ferramentas metodológicas. Através de processos de formação e experimentação que apostam na educação como prática de liberdade, almejamos discutir possíveis ampliações e transgressões - tanto das práticas docentes em sala de aula quanto da própria psicologia social transmitida, fazendo jus ao caráter disruptivo, inventivo e conectivo do paradigma ético-estético-político do qual partilhamos.

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Biografia do Autor

Alice De Marchi Pereira de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia/Departamento de Psicologia Social e Institucional/UERJ

Karine Shamash Szuchman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

De Marchi Pereira de Souza, A., & Shamash Szuchman, K. (2021). Furando os bolsos da psicologia social: experimentações transgressoras na docência. Revista Polis E Psique, 11(1), 222–246. https://doi.org/10.22456/2238-152X.108601

Edição

Seção

Dossiê Temas em Debate 2019: O que pode a Psicologia Social no presente?