Uma relação possível entre os inclassificáveis e a modernidade líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.104744

Palavras-chave:

Psicanálise, Psicose Ordinária, Modernidade Líquida.

Resumo

Psicanálise e sociologia sempre caminharam juntas, pois compõem partes de um todo que formam as sociedades. Freud cria a psicanálise e as estruturas clinicas como conhecemos hoje. Contudo, apenas com Lacan a psicose foi melhor elucubrada teórica e clinicamente. Depois, com Miller e a “formalização” do termo “psicose ordinária”, em 1998, eis os “inclassificáveis”, que escampam às normatizações freudianas. Na sociologia, Bauman cunha o termo “Modernidade Líquida”, na qual novas formas de manifestação dos sintomas são elaborados, e cuja explicação pode ser ensaiada pela nova multiplicidade de referenciais, diante dos quais os sujeitos se veem convocados a produzir um sinthoma que lhes supra o antigo universal Nome-do-Pai. A partir desta relação, pretende-se discutir quais as relações entre a pós modernidade de Bauman e as novas formas de amarração dos sujeitos, através de revisão bibliográfica das obras de Freud, Lacan e Miller na psicanálise; e de Zygmunt Bauman, na sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Noronha Alves, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pós graduanda em Psicanálise pela Faculdade Integrada de Patos (FIP)

Juliana Fonsêca de Almeida Gama, Universidade Estadual da Paraíba

Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Afiliada ao departamento de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica.

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Noronha Alves, T., & Fonsêca de Almeida Gama, J. (2021). Uma relação possível entre os inclassificáveis e a modernidade líquida. Revista Polis E Psique, 11(1), 5–26. https://doi.org/10.22456/2238-152X.104744

Edição

Seção

Artigos