Políticas de formação docente para o atendimento educacional especializado na educação infantil em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul

Autores/as

  • Joseane Frassoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara Costa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Claudio Roberto Baptista Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudia Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

formação docente, educação infantil, atendimento educacional especializado

Resumen

O presente artigo tem por objetivo prioritário analisar a formação do professor do atendimento educacional especializado que atua na educação infantil, considerando como as Redes Municipais de Ensino de Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana vêm regulamentando tais exigências para o exercício da função. A metodologia, de abordagem qualitativa, tomou por base a análise dos documentos normativos que se referem à educação infantil, à formação docente e à educação especial, bem como os Microdados do Censo Escolar (2019) e os indicadores de formação dos professores das redes pesquisadas. Estes materiais foram analisados à luz do referencial teórico que se associa ao pensamento sistêmico. As análises apontam a importância do debate e a reduzida porcentagem de professores do atendimento educacional especializado com formação específica para o trabalho docente com alunos da educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joseane Frassoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Supervisora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mayara Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Educação Especial no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudio Roberto Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universita degli Studi di Bologna. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

dos Santos, J. F., Costa da Silva, M., Baptista, C. R., & Rodrigues de Freitas, C. (2020). Políticas de formação docente para o atendimento educacional especializado na educação infantil em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109581