Políticas de formação docente para o atendimento educacional especializado na educação infantil em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul
Palabras clave:
formação docente, educação infantil, atendimento educacional especializadoResumen
O presente artigo tem por objetivo prioritário analisar a formação do professor do atendimento educacional especializado que atua na educação infantil, considerando como as Redes Municipais de Ensino de Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana vêm regulamentando tais exigências para o exercício da função. A metodologia, de abordagem qualitativa, tomou por base a análise dos documentos normativos que se referem à educação infantil, à formação docente e à educação especial, bem como os Microdados do Censo Escolar (2019) e os indicadores de formação dos professores das redes pesquisadas. Estes materiais foram analisados à luz do referencial teórico que se associa ao pensamento sistêmico. As análises apontam a importância do debate e a reduzida porcentagem de professores do atendimento educacional especializado com formação específica para o trabalho docente com alunos da educação infantil.Descargas
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Publicado
2020-12-04
Cómo citar
dos Santos, J. F., Costa da Silva, M., Baptista, C. R., & Rodrigues de Freitas, C. (2020). Políticas de formação docente para o atendimento educacional especializado na educação infantil em redes municipais de ensino do Rio Grande do Sul. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109581
Número
Sección
Artículos