Plano de desenvolvimento institucional: perspectivas sobre contextos emergentes na/da educação superior
Palabras clave:
Educação Superior, Plano de Desenvolvimento Institucional, políticas públicas, contextos emergentes, gestão universitáriaResumen
Os contextos que emergem na contemporaneidade são caracterizados por elementos que impulsionam transformações nos espaços educacionais. Em sua maioria originam-se de políticas e programas públicos, bem como de demandas sociais e culturais, acompanhando os movimentos de evolução da sociedade e da vida em sociedade. Nas últimas décadas, políticas/programas vêm pautando sistemas de reserva de vagas, inclusão, tecnologias, internacionalização e outros, como elementos a serem considerados no cotidiano das instituições de ensino. Nosso objetivo é identificar como universidades reconhecem e planejam sua atuação acerca dos contextos emergentes na/da Educação Superior. Como contexto investigativo selecionamos as seis Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Pautado na perspectiva de análise documental, nesse estudo realizamos um mapeamento nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) em vigência nestas instituições, identificando quais e como os contextos emergentes aparecem em cada documento. Desse modo, identificamos que todos os PDIs registram a busca pela excelência e a preocupação com a permanência dos estudantes. Os elementos dos contextos emergentes recorrentes nos PDIs são internacionalização, inclusão, gestão, inovação tecnológica e sustentabilidade.Descargas
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Publicado
2020-12-04
Cómo citar
Pappis, L., Wisch, T., & Dewes, A. (2020). Plano de desenvolvimento institucional: perspectivas sobre contextos emergentes na/da educação superior. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109574
Número
Sección
Dossier