Plano de desenvolvimento institucional: perspectivas sobre contextos emergentes na/da educação superior

Autores/as

  • Lisiane Pappis Universidade Federal de Santa Maria
  • Tasia Wisch Universidade Federal de Santa Maria
  • Andiara Dewes Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Educação Superior, Plano de Desenvolvimento Institucional, políticas públicas, contextos emergentes, gestão universitária

Resumen

Os contextos que emergem na contemporaneidade são caracterizados por elementos que impulsionam transformações nos espaços educacionais. Em sua maioria originam-se de políticas e programas públicos, bem como de demandas sociais e culturais, acompanhando os movimentos de evolução da sociedade e da vida em sociedade. Nas últimas décadas, políticas/programas vêm pautando sistemas de reserva de vagas, inclusão, tecnologias, internacionalização e outros, como elementos a serem considerados no cotidiano das instituições de ensino. Nosso objetivo é identificar como universidades reconhecem e planejam sua atuação acerca dos contextos emergentes na/da Educação Superior. Como contexto investigativo selecionamos as seis Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Pautado na perspectiva de análise documental, nesse estudo realizamos um mapeamento nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) em vigência nestas instituições, identificando quais e como os contextos emergentes aparecem em cada documento. Desse modo, identificamos que todos os PDIs registram a busca pela excelência e a preocupação com a permanência dos estudantes. Os elementos dos contextos emergentes recorrentes nos PDIs são internacionalização, inclusão, gestão, inovação tecnológica e sustentabilidade.

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Biografía del autor/a

Lisiane Pappis, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista   em   Gestão   Educacional;   Especialista em   Supervisão   e   Orientação   Educacional; Licenciada em Pedagogia. Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tasia Wisch, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre  em  Educação;  Especialista  em  Gestão Educacional;  Licenciada  em  Educação  Especial; Doutoranda  em  Educação  do  PPGE/UFSM.  Professora do  Colégio  de  Aplicação  da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS.

Andiara Dewes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação; Especialista em Gestão Educacional; Licenciada em Pedagogia. Doutoranda em  Educação  do  PPGE/UFSM.  Acadêmica  do  Curso  de  Licenciatura Plena  em  Educação  Especial/UFSM. Tutora à distância no curso de Pedagogia UAB/UFSM. Professora de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Santa Maria–RS.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Pappis, L., Wisch, T., & Dewes, A. (2020). Plano de desenvolvimento institucional: perspectivas sobre contextos emergentes na/da educação superior. Políticas Educativas – PolEd, 14(1). Recuperado a partir de https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/109574