A intertextualidade nos romances engajados de língua portuguesa

Autores

  • Donizeth Aparecido Santos Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.76234

Palavras-chave:

Literaturas de língua portuguesa, Literatura e engajamento, Literatura e política.

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem da intertextualidade presente nos romances engajados de língua portuguesa publicados a partir da década de 30 do século XX, um diálogo desencadeado por uma afinidade ideológica entre os escritores que se viam como companheiros que estavam numa mesma trincheira, lutando contra a alienação, a violência, a injustiça e a miséria humana, com o objetivo de tornar o mundo um lugar um pouco melhor, tendo como arma a palavra literária. Essa afinidade ideológica levou os romancistas engajados brasileiros e portugueses a uma afinidade estética que resultou na apropriação de temas e técnicas narrativas pelos segundos em relação aos primeiros e, posteriormente, já na segunda metade do século, os escritores africanos de língua portuguesa (angolanos, cabo-verdianos e moçambicanos) vão se identificar com a literatura produzida pelos modernistas brasileiros e neorrealistas portugueses e vão utilizar as suas formas literárias como modelos para construir uma literatura nacional.

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Biografia do Autor

Donizeth Aparecido Santos, Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB)

Doutor em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP) e Professor de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Telêmaco Borba (FATEB). Principais obras publicadas: Livro: Erico Verissimo e Pepetela: sagas familiares e narrativas de fundação engajadas. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. Artigos: Poetas de todo mundo. Fênix, v. 4, n. 2, 2007. Representações do intelectual engajado na obra de Erico Verissimo. Organon, v. 23, n. 47, 2009. O tempo e o vento: romance histórico e romance político. Cadernos do IL, n. 39, 2009. O romance histórico e a problemática do distanciamento temporal entre o fato narrado e o período de vida do autor. Línguas & Letras, v. 13, n. 25, 2012. Ressonâncias dos movimentos culturais negros na poesia de Oliveira Silveira. Espéculo, v. 44, 2010. Reflexões sobre a guerra na ficção de Erico Verissimo. Revista de Letras, v. 51, v. 2., 2011. Representações da Mãe-África nas poesias moçambicana e afro-brasileira. Abril, v. 5, n. 9, 2012. Yaka, de Pepetela: uma saga familiar e uma releitura da história de Angola. Organon, v. 29, n. 57, 2014. O projeto literário de Pepetela. Lusorama, v. 99-100, 2014. O projeto literário de Erico Verissimo. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, 2014. A técnica narrativa do contraponto no romance Caminhos Cruzados, de Erico Verissimo. Revista de Literatura, História e Memória, v. 11, 2015. Um lugar ao sol para Erico Verissimo. Revista de Literatura, História e Memória, v. 12, p. 125, 2016. Uma proposta interdisciplinar de ensino da literatura no ensino superior. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, 2016.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Santos, D. A. (2018). A intertextualidade nos romances engajados de língua portuguesa. Nau Literária, 13(02). https://doi.org/10.22456/1981-4526.76234