A cristalização do imaginário medieval na literatura de cordel

Autores

  • Marcos Paulo Torres Pereira Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.50080

Palavras-chave:

Imaginário, mentalidade, medievalismo, literatura de cordel.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância do imaginário, da memória e da identidade do povo nordestino brasileiro na produção poética da literatura de cordel, debatendo como substratos mentais que foram absorvidos através da hibridação cultural de sinais ibéricos do período do medievo europeu, especificamente no que se refere às manifestações cavaleirescas, foram recicladas e ressignificadas esteticamente através da cristalização na construção de um nordeste medieval.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Torres Pereira, Universidade Federal do Amapá

Professor de Literaturas em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amapá. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Ensino da Literatura Brasileira; Professor nas áreas de Literatura Brasileira e Portuguesa; Professor de Metodologia do Trabalho Científico; Professor de Metodologia da Pesquisa Científica. Atualmente desenvolvo o projeto de pesquisa A invenção da nação: cristalização da ideia de Brasil nos cânones literários do modernismo, de 1922 a 1930. Na área requerida pelo dossiê da próxima edição da revista, publiquei o seguinte artigo: PONTES, R. ; PEREIRA, M. P. T. . Remanescência e Cristal do Espírito Medieval através dos Heróis da Literatura de Cordel. In: Encontro Internacional de Estudos Medievais, 2009, Fortaleza. Anais do VII EIEM - Encontro Internacional de Estudos Medievais. Fortaleza: Premius, 2007. p. 508-513.

Downloads

Publicado

2014-12-24

Como Citar

Torres Pereira, M. P. (2014). A cristalização do imaginário medieval na literatura de cordel. Nau Literária, 10(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.50080