<i>Caim</i>: a psicologia de deus na obra de José Saramago

Autores

  • Guilherme Gutierres Suman Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.31880

Palavras-chave:

Palavras-chave, Caim, Deus, Psicopatia, Saramago.

Resumo

O presente trabalho busca a representação da personagem divina em Caim, de José Saramago, a partir do plano psicológico e suas adequações em quadros patológicos. Deus, nesta releitura do Antigo Testamento, é refeito através de considerações que justificam a concepção da psique afetada e seu comportamento desviante, como a psicopatia, por exemplo, cuja interpretação permite a aplicabilidade de tais conceitos. Revela-se uma descaracterização do divino como uma presença menos mitológica e, portanto, mais planificada ao nível humano por possuir consciência psicanalítica. Ainda, por substanciar este coprotagonista, propositadamente, através de faculdades mentais passíveis ao entendimento: distanciado da fonte benevolente legada pela fé cristã. Saramago apresenta o criador no mesmo patamar decadente em que mostra a derrocada a sua criatura. Deus é cúmplice confesso e intelectual do crime bíblico de Caim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gutierres Suman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Guilherme Suman é professor de Literatura nas empresas do Grupo Unificado Pré-Vestibular e no CEUE Pré-Vestibular da UFRGS. É graduando do curso de Letras na UFRGS. Atua no cenário musical como compositor, produtor executivo e artístico.Foi premiado em diversos eventos e possui registros de trabalhos autorais em centenas de festivais, como: 36ª Califórnia da Canção Nativa, 25ªMoenda da Canção, 24º Reponte da Canção, 18ª Tafona da Canção e outros. Possui mais de 100 composições registradas nos eventos e em disco. Já trabalhou com nomes como, por exemplo: Serginho Moah, Evandro Moah, Juliano Barreto, Gelson Oliveira, Kako Xavier, Loma, Sperandires, Shana Muller, Pirisca Grecco e outros. integra a Clã Suman P&M na produção de eventos culturais.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Suman, G. G. (2012). &lt;i&gt;Caim&lt;/i&gt;: a psicologia de deus na obra de José Saramago. Nau Literária, 8(2). https://doi.org/10.22456/1981-4526.31880