Escribir desde la ultratumba con voz de mujer
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.116717Palavras-chave:
Feminicidio, Escritura de ultratumba, Clarice Lispector, Aprendizaje o el Libro de los Placeres.Resumo
Este artículo busca demostrar que la protagonista deAprendizaje o el Libro de los placeres de Clarice Lispector, configura una “difunta narrada” o que se narra, acercando así la obra a lo que entendemos como una tradición de escritura ultratumba, la cual tiene en la novela Memorias Póstumas de Blás Cubas de Machado uno de sus ejemplos más ilustres. Sin embargo, aunque se acerca a esta tradición, la obra de Clarice Lispector se distingue de esta tipología por tratarse de una escritura femenina. Analizamos este acercamiento y este distanciamiento a través de la crítica feminista, en una lectura atravesada por un tema tan importante en lo contemporáneo como es el feminicidio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos AutoraisAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 3.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Revista Nau Literária ou do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ou das instituições parceiras.