O mito de Medeia na contemporaneidade – Interdiscurso e ethos discursivo em Obsceno Abandono

Autores

  • Ayanne Larissa Almeida de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.111447

Palavras-chave:

Romance contemporâneo, Mito, Análise do discurso, Interdiscurso, Ethos.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a presença do mito de Medeia no romance Obsceno Abandono, de Marilene Felinto. Nossa proposta é investigar de que forma podemos perceber a protagonista da obra de Felinto enquanto uma projeção da personagem mítica e trágica do imaginário grego, observando o comportamento de ambas as mulheres à luz da análise do discurso de Dominique Maingueneau, debruçando-nos sobre a intertextualidade que realça o papel e a atuação de uma reatualização do mito de Medeia no interior da narrativa de Felinto e na construção do ethos discursivo da protagonista do romance, apontando o interdiscurso que entrelaça as duas obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayanne Larissa Almeida de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora e mestre em Literatura e Estudos Culturais pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em História e Filosofia pela mesma universidade. Graduada em Letras - língua vernácula pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Ppossui especialização em Literatura Portuguesa e Litertura Brasileira pela Faculdade São Luís. É pesquisadora do CNPq dentro da área de literatura portuguesa em suas expressões medievais (trovadorismo/humanismo), clássicas (renascimento/barroco/neoclassicismo), românticas (romantismo/realismo e naturalismo/simbolismo/modernismo). Dentro da literatura brasileira, possui pesquisas nas expressões literárias coloniais (quinhentismo/barroco/arcadismo), nacionais (romantismo/realismo/naturalismo/parnasianismo/simbolismo), bem como a fase modernista de consolidação, posusindo trabalhos publicados que versam sobre a produção literária de Guimarães Rosa.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

Almeida de Souza, A. L. (2021). O mito de Medeia na contemporaneidade – Interdiscurso e ethos discursivo em Obsceno Abandono. Nau Literária, 17(2), 268–285. https://doi.org/10.22456/1981-4526.111447

Edição

Seção

Seção Livre