18 Anos de Brasileirinho, de Maria Bethânia: uma pesquisa sobre as identidades brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.22456/1981-4526.111362Palavras-chave:
Identidade Nacional. Cultura Popular. Hibridismo Cultural. Música Brasileira.Resumo
Com o objetivo de analisar aspectos da diversidade cultural brasileira presentes na obra Brasileirinho (2003), da cantora Maria Bethânia, apresentamos a pesquisa, em diversos segmentos das artes (música, literatura, pintura), na tentativa de pintar um quadro significativo sobre as identidades brasileiras em seus contextos geo-históricos e socioculturais. A escolha da obra se deu pela necessidade de apresentar um exemplar artístico atual sobre a temática e enfatizar elementos da brasilidade no âmbito dos estudos culturais contemporâneos, como o hibridismo, a decolonialidade e interculturalidade. Utilizando a Revisão Bibliográfica, baseamos as análises em Canclini (2010), Hall (2015), Andrade (1928; 1933) e Veloso (2008; 2012). As conclusões desvendam a importância de estudos socioculturais na obra da cantora, ao valorizar, em sua trajetória artística, expressões marginalizadas, como as religiões de matriz africana, as divindades dos povos indígenas, o papel dos imigrantes e as artes afrobrasileiras na formação sociocultural do povo brasileiro.
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