Entre e para além da literatura: um estudo da noção ‘escrevivência’, de Conceição Evaristo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1981-4526.110421

Palavras-chave:

Afro-grafias, Memórias, Vivências.

Resumo

O texto intitulado Entre e para além da literatura: um estudo da noção ‘escrevivência’, de Conceição Evaristo assume caráter interdisciplinar ao mediar discussões entre e para além da literatura com objetivo de responder didaticamente à seguinte questão: como se segmenta e pode ser compreendida a noção de escrevivência a partir da compreensão da própria precursora? No que tange à metodologia adotada para o desenvolvimento desse trabalho utilizou-se procedimentos bibliográficos com abordagem qualitativa e documental, para tanto, elegeu-se como corpora textuais entrevistas concedidas por Conceição Evaristo, publicadas entre os anos de 2015 a 2019. Diante disso, observou-se que a compreensão de escrevivência extrapola a unilateralidade de sentidos esperados, sendo, portanto, tomada como uma noção de vastos significados e interpretações, o que nos possibilita asseverar que a respectiva expressão está em constante processo de construção, alargando-se para outras áreas do conhecimento e, consequentemente, promovendo novas discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT


Mestre em Letras, pela Universidade Federal do Tocantins - UFT; Especialista em Literatura Contemporânea, pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - INTERVALE; Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI; Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Atualmente, é professor nível III do curso de Pedagogia do Centro Universitário Uniplan, campus Açailândia.

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Pós-doutor em Educação (UNICAMP - CORPO-TEMPORALIDADE: a intuição como conhecimento no ensino de teatro), Pós-Doutor (INTENCIONALIDADE E AFETIVIDADE - A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (AS ARTES CÊNICAS E O CONSTRUTIVISMO SEMIÓTICO-CULTURAL EM PSICOLOGIA - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (DRAMATURGIAS CONSENSUAIS - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Teatro (Mozarteum); é professor adjunto em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor permanente do Mestrado em Letras (Porto Nacional) da mesma universidade. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); foi presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT); responde como Diretor Artístico-Pedagógico do Eu-Outro Núcleo de Pesquisa Cênica (Tatuí-São Paulo - desde 2010), e como pesquisador do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (IP/USP - desde 2008). Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: Corporeidade, Composição Poética Cênica, Narrativa de Criação, Construção de Conhecimento e Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano. É vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB).

Olívia Aparecida Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1992), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professora do Programa de Pós Graduação em Letras /CPN -Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, narrativa contemporânea, memória, autobiografia.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Como Citar

de Oliveira, M. de J., de Camargo Sampaio, J. C., & Silva, O. A. (2021). Entre e para além da literatura: um estudo da noção ‘escrevivência’, de Conceição Evaristo. Nau Literária, 17(2), 166–194. https://doi.org/10.22456/1981-4526.110421

Edição

Seção

Seção Livre