A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO DE 2013 A 2017

Autores

  • Jéssica Serafim Frasson UFRGS | IFRS - Campus Viamão
  • Vicente Molina Neto PPGCMH/UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki PPGCMH/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.85355

Palavras-chave:

Educação Física. Programas de pós-graduação. Atividades científicas e tecnológicas.

Resumo

Este estudo objetiva apresentar uma configuração da produção científica resultante de teses e dissertações da Educação Física (EF) brasileira nos programas de pós-graduação (PPG) da Área 21 entre os anos 2013/2017. Para tal, foi realizada uma busca no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Plataforma Sucupira e uma análise do Relatório de Avaliação Quadrienal da Área 21. Foram identificadas 2.969 produções, sendo 2.371 dissertações de mestrado e 598 teses de doutorado. Olhando para as produções, foi possível destacar a pluralidade e a polissemia do conhecimento na Área. Identificou-se, porém, também uma hegemonia que demonstra uma certa visão sobre uma forma específica de produzir/construir conhecimento, que é regido por aqueles  que dominam o campo da EF com um maior capital científico, a subárea biodinâmica.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Serafim Frasson, UFRGS | IFRS - Campus Viamão

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora substituta do Instituto Fesrral do Rio Grande do Sul - Campus Viamão

Vicente Molina Neto, PPGCMH/UFRGS

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Elisandro Schultz Wittizorecki, PPGCMH/UFRGS

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

FRASSON, J. S.; MOLINA NETO, V.; WITTIZORECKI, E. S. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DE TESES E DISSERTAÇÕES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO DE 2013 A 2017. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25091, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.85355. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/85355. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.