FORMAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

Autores

  • Alessandro Rovigatti do Prado Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Yara Maria de Carvalho Universidade de São Paulo, São Paulo,SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.55864

Palavras-chave:

Capacitação de recursos humanos em saúde. Educação em saúde. Sistema Único de Saúde (SUS).

Resumo

Este artigo pretende problematizar sobre a formação em saúde, partindo de experiências de um grupo de estudantes de Educação Física no PET-Saúde USP-Capital no período de 2010 a 2012. Entendemos que a formação dos profissionais de saúde precisa estar mais comprometida com o SUS, mais próxima da prática profissional e do contexto social das pessoas e dos coletivos, o que é possível numa aproximação com a atenção básica em saúde. Destarte, acreditamos que o PET-Saúde é uma potente estratégia no processo formativo em saúde, já que o Programa apresenta cenários de integração ensino-serviço com valiosas vivências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Rovigatti do Prado, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Bacharel em Educação Física pela Universidade de São Paulo e  mestrando do Programa de Mestrado Profissional Interunidade Formção Interdisciplinar em Saúde da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo, São Paulo,SP, Brasil.

Professora Associada da Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-12

Como Citar

PRADO, A. R. do; CARVALHO, Y. M. de. FORMAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 635–646, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.55864. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/55864. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios