A IMPORTÂNCIA DA AUTORREGULAÇÃO E EMPATIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Canales Lacruz Inmaculada Facultad de Educacion. Universidad de Zaragoza
  • Rovira Gloria EUSES, Universidad de Girona

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.54922

Palavras-chave:

Docentes. Empatia. Controle formal da sociedade. Esgotamento profissional.

Resumo

Este artigo analisa a autorregulação e empatia percebidas pelos estudantes da titulação de Maestro especialista en Educación Infantil da Universidad de Zaragoza na prática de situações motrizes introjetivas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se o diário de práticas, realizando-se posteriormente uma análise do conteúdo com o apoio do software NUD*IST 6. Os resultados mostram uma presença reduzida de autorregulação e empatia nos registros analisados. Confirma-se a necessidade de integrar as práticas motrizes introjetivas na formação de professores para desenvolver essas habilidades sociopessoais. Finalmente incluímos diretrizes de ensino para essa finalidade.

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Publicado

2015-12-11

Como Citar

INMACULADA, C. L.; GLORIA, R. A IMPORTÂNCIA DA AUTORREGULAÇÃO E EMPATIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 157–172, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.54922. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54922. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais