APROXIMAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DE 1996-2019
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.112513Palavras-chave:
Revisão. Indicadores de Produção Científica. Educação. Educação Física.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a produção do conhecimento no Brasil sobre o tema pedagogia histórico-crítica e Educação Física, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Identificamos 163 produções, das quais extraímos os seguintes aspectos: 1) Saltos quantitativos na produção do conhecimento; 2) O debate no interior de eventos científicos; 3) Instituições e regiões mais prolíficas; 4) Principais orientadores de teses e dissertações; 5) Obras/autores mais citados; 6) Relações entre os autores. Identificamos que, após 2012, a produção aumentou progressivamente, porém as relações de cooperação são restritas. Concluímos que, apesar dos avanços recentes, novos laços e parcerias devem ser edificados para a construção coletiva da Educação Física à luz desta teoria pedagógica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0