EDUCAÇÃO INFANTIL E INTERVENÇÃO MOTORA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.5617Palavras-chave:
Creches. Legislação como assunto. Intervenção precoce (Educação). Educação infantil.Resumo
Este estudo investigou a relação entre o enriquecimento do contexto da creche e a legislação vigente. Três estudos de caso com bebês foram conduzidos no paradigma da Teoria Bioecológica. Os resultados demonstraram que os bebês apresentaram: novas competências de manipulação, controle postural e interação social. Entretanto a qualidade dos cuidados oferecidos na creche era restrita à higiene e alimentação. A intervenção pode ser implementada no espaço da creche; entretanto faz-se necessário se fazer cumprir a legislação no que diz respeito à formação e capacitação de educadores e à razão criança-educadores para efetivamente transformar o caráter assistencialista da educação infantil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-06
Como Citar
SPESSATO, B. C.; VALENTINI, N. C.; KREBS, R. J.; BERLEZE, A. EDUCAÇÃO INFANTIL E INTERVENÇÃO MOTORA: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE BRONFENBRENNER. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 147–173, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.5617. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5617. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
Mais informações em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0