v. 23, n. 2, abr./jun. 2017

					Visualizar v. 23, n. 2, abr./jun. 2017
Publicado: 2017-06-21

Editorial

  • EDITORIAL

    Marco Paulo Stigger, Elisandro Schultz Wittizorecki, Ivone Job, Mauro Myskiw
    459-460
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.74305

Artigos Originais

  • A DIVISÃO LICENCIATURA/BACHARELADO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O OLHAR DOS EGRESSOS

    Jacob Alfredo Iora, Maristela da Silva Souza, Adelina Lorensi Prietto
    461-474
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.63979
  • DISTRIBUIÇÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS NA CIDADE DE MEDELLÍN: CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS.

    José Fernando Tabares Fernandez
    475-488
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.63990
  • ENSINO DE DANÇA EM PROGRAMAS NACIONAIS NO BRASIL E PORTUGAL

    Maria João Alves, Adriana de Faria Gehres, Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro, Lívia Tenorio Brasileiro
    489-502
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64767
  • CONFIGURAÇÕES DE IDENTIDADES ÉTNICAS EM ASSOCIAÇÕES ESPORTIVAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES CULTURAIS

    Alice Beatriz Assmann, Janice Zarpellon Mazo
    503-516
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65696
  • A CULTURA INFANTIL E A RELAÇÃO COM OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

    Marcos Rafael Tonietto, Marynelma Camargo Garanhani
    517-528
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66236
  • EXERGAMES NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    João Gabriel Eugênio Araújo, Cleyton Batista de Souza, Diego Luz Moura
    529-542
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.65330
  • A PESQUISA DE IMPACTO ECONÔMICO COMO SUBSÍDIO PARA AS TOMADAS DE DECISÃO EM GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS: ESTUDO DE CASO DO X GAMES BRASIL 2013

    Geraldo Ricardo Hruschka Campestrini, Lamartine DaCosta
    543-558
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.67321
  • SKATISTAS “CORRENDO PELO CERTO” : NORMALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA CONTEMPORANEIDADE

    Juliana Cotting Teixeira, Méri Rosane Santos da Silva
    559-574
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68891
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Felipe da Silva Triani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Cristina Novikoff
    575-586
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68898
  • A PRÁTICA REFLEXIVA COMO POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Jorge Andres Jimenez Muñoz, Fernanda Rossi, Carlos Gaitán Riveros
    587-600
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.69442
  • ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: PANORAMA E PERSPECTIVAS⃰

    Cleber Dias, Oromar Augusto dos Santos Nascimento, Marcos Dittmar Buba, Ari Lazzarotti Filho
    601-616
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66121
  • NO PRINCÍPIO É O LUDENS: INTEGRAÇÃO DO SELF DO BEBÊ ATRAVÉS DO BRINCAR EM CRECHE

    Danielle Menezes de Oliveira Gonçalves, Pierre Normando Gomes-da-Silva, Fernando Cézar Bezerra de Andrade
    617-632
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64286
  • O ESPORTE-PUBLICITÁRIO-INTERATIVO E INFÂNCIA NO CONTEXTO DA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014

    Mariana Mendonça Lisboa, Giovani Lorenzi Pires
    633-646
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.64984
  • APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Celina Salvador-García, Oscar Chiva-Bartoll, Emanuele Isidori
    647-660
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68754
  • MATIZES DA LINGUAGEM E RESSONÂNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

    Denise Grosso da Fonseca, Roseli Belmonte Machado, Natacha da Silva Tavares, Sandro Machado, Luan Abel Pereira Pujol, Viviane Dulius de Lima
    661-674
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.68963
  • REFLEXÕES SOBRE O USO DA LINGUAGEM E DA IMAGEM NA PESQUISA HISTÓRICA DO ESPORTE: A TRAJETÓRIA DE BLANCHE PIRONNET NA HISTÓRIA DAS MULHERES NO ESPORTE NO BRASIL

    Fabiano Pries Devide
    675-688
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71184
  • CULTURA CORPORAL E EXPRESIONES MOTRICES: SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL E NA COLÔMBIA

    Karen Lorena Gil Eusse, Felipe Quintão Almeida, Valter Bracht
    689-700
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.69705
  • A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA IMPRENSA: A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PHYSICA DE S. PAULO NA DÉCADA DE 1930

    Edivaldo Góis Junior
    701-714
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.69223
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE EDUCACIONAL EM SÃO PAULO: IMPACTOS DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016

    Viviane Ribeiro Paes, Silvia Cristina Franco Amaral
    715-728
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71006
  • O MODELO DO SPORT EDUCATION NO ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA

    Guy Ginciene, Sara Quenzer Matthiesen
    729-742
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.69788
  • SE DÓI É PORQUE VOCÊ ESTÁ TREINANDO BEM. A SENSACÃO PARADOXAL DE DOR CORPORAL EM ACADEMIAS DE FITNESS EM CIUDAD AUTÓNOMA DE BUENOS AIRES

    Alejandro Damian Rodriguez
    743-754
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.70543
  • A ORIENTAÇÃO NO AMBIENTE NATURAL: APRENDIZAGEM UBÍQUA ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIA

    Vanesa Gallego-Lema, Juan Alberto Muñoz-Cristóbal, Higinio Francisco Arribas-Cubero, Bartolomé Rubia-Avi
    755-770
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.71682

Ensaios

  • “DANÇARINOS SACERDOTES” NA LITURGIA CRISTÃ: UM REGISTRO DE CONFLITOS CULTURAIS NA DANÇA LITÚRGICA

    Bertyza Carvalho Falção Fernandes, Fábio Luís Santos Teixeira, Iraquitan de Oliveira Caminha
    771-782
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.66657
  • III PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES: PERCURSO DE UMA PRÉ-POLÍTICA DE ESPORTE E LAZER

    Sandra Helena Joris Bertollo, Maria Simone Vione Schwengber
    783-796
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.70830

Resenhas e Midias

  • RESENHA DO LIVRO MULHERES NO OCTÓGONO: PERFORMATIVIDADES DE CORPOS, DE GÊNEROS E DE SEXUALIDADES

    João Paulo Fernandes Soares, Ludmila Mourão, Vera Lúcia Ferreira Pinto Fernandes
    797-802
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62624