v. 22, n. 2, abr./jun. 2016

					Visualizar v. 22, n. 2, abr./jun. 2016
Publicado: 2016-03-04

Editorial

  • EDITORIAL

    Alex Branco Fraga, Elisandro Schultz Wittizorecki, Ivone Job, Mauro Myskiw
    361-364
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.62740

Artigos Originais

  • DO CÉU AO INFERNO: NARRATIVAS SOBRE A PERFORMANCE DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO (2013-2014)

    Everton de Albuquerque Cavalcanti, Juliano de Souza, André Mendes Capraro, Wanderley Marchi Júnior
    365-377
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56902
  • A LUTA LIVRE NO SÉCULO XX NO RIO DE JANEIRO

    Roberto Alves Garcia, Nádia Lima da Silva, Sebastião Josué Votre
    379-390
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56881
  • SEDENTARISMO, ESPORTE E A PRESSÃO BIOPOLÍTICA POR UMA VIDA SAUDÁVEL: ANÁLISE DO DISCURSO DO PROGRAMA “ESCOLHA UMA VIDA SAUDÁVEL”, DO CHILE

    Rodrigo Andres Soto Lagos
    391-402
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57338
  • AS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INTERVENÇÃO DO TREINADOR DE SURF

    Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos, Jeferson Rodrigues de Souza, Thais Emanuelli da Silva de Barros, Juarez Vieira do Nascimento
    403-416
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57346
  • REPRESENTAÇÕES SOBRE O ESCOTISMO, O EXÉRCITO E A EDUCAÇÃO CORPORAL NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE TESES APRESENTADAS EM CONGRESSOS ESCOTEIROS (1922-1923)

    Carlos Herold Junior, Alexandre Fernandez Vaz
    417-430
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57694
  • MARKETING ESPORTIVO, CULTURA HIP HOP E CONSUMO: UMA ANÁLISE DA CAMPANHA “É POSSÍVEL!”

    Marcos Godoi, Maria Angela de Lima Dummel, Roberto Boaventura da Silva Sá
    431-442
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57904
  • A FORMAÇÃO EM SAÚDE À LUZ DO PROJETO PEDAGÓGICO E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Maria Luci Esteves Santiago, José Ivo Santos Pedrosa, Alex Soares Marreiros Ferraz
    443-458
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57988
  • O BRINCAR E O SE-MOVIMENTAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: REALIDADES E POSSIBILIDADES

    Aguinaldo Cesar Surdi, Jose Pereira de Melo, Elenor Kunz
    459-470
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58076
  • APRENDER A ENSINAR: A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E INFANTIL

    Juana M. Sancho-Gil, José Miguel Correa-Gorospe
    471-484
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58298
  • A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS DA GRANDE VITÓRIA-ES

    Gelsimar José Machado, Ivan Marcelo Gomes, Liana Abrão Romera
    485-496
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58883
  • EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DA DANÇA EM CENÁRIOS NÃO ESCOLARES NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX (DÉCADAS DE 1810-1850)

    Victor Andrade Melo
    497-508
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56852
  • A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO FORMATIVO DE AQUISIÇÃO DE SABERES

    Heitor de Andrade Rodrigues, Roberto Rodrigues Paes, Samuel de Souza Neto
    509-522
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55346
  • A IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM PROCESSO SIMULTANEAMENTE BIOGRÁFICO E RELACIONAL

    Inês Cardoso, Paula Batista, Amândio Graça
    523-538
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.54129
  • POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE NO MERCOSUL: GOVERNO ELETRÔNICO E CIDADANIA

    Hosana Larissa Guimarães Oliveira, Augusto Cesar Rios Leiro
    539-554
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.54562
  • ABORDAGENS DO BRINCAR EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL

    Marcos Pinheiro, Christianne Gomes
    555-566
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55774
  • O DEBATE PEDAGÓGICO SOBRE A ARTE DO CIRCO NA REVISTA ÉDUCATION PHYSIQUE ET SPORT (1969-2015)

    Teresa Ontañón Barragán, Rodrigo Mallet Duprat, Mercè Mateu Serra, Marco Antonio Coelho Bortoleto
    567-582
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56746
  • EPISÓDIOS MARCANTES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: VALORIZANDO AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS POR MEIO DE NARRATIVAS

    Eliane Isabel Fabri, Fernanda Rossi, Lilian Aparecida Ferreira
    583-596
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56785
  • CONTRIBUTOS DA ESTIMULAÇÃO DA RECORDAÇÃO PARA IDENTIFICAR E PROMOVER ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Luciana Toaldo Gentilini Avila, Ana Margarida Veiga Simão, Lourdes Maria Bragagnolo Frison
    597-610
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56840
  • A QUALIDADE DA COPA DO MUNDO DA FIFA BRASIL 2014 NAS CIDADES-SEDE

    Thiago Oliveira Santos, Abel Correia, Rui Biscaia, Carla Araújo, Carlos Augusto Mulatinho Pedroso, Fábio Mucio Stinghen, Paulo Henrique Azevêdo, Sergio Roberto Molleta, Varley Teoldo Costa, Vilde Gomes Menezes
    611-624
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.57028

Ensaios

  • PEDAGOGIA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONFLUÊNCIAS À MÍDIA-EDUCAÇÃO

    Jonatas Maia da Costa, Ingrid Wiggers
    625-634
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55536
  • FORMAÇÃO EM EDUCAÇAO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE

    Alessandro Rovigatti do Prado, Yara Maria de Carvalho
    635-646
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55864
  • PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADES FÍSICAS NA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: IR ALÉM DA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS É NECESSÁRIO

    Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
    647-658
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.58174
  • CORPO, TECNOLOGIA E DESPORTO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO CASO DA PARATLETA DANIELLE BRADSHAW

    Fabio Zoboli, Elder Silva Correia, Adolfo Ramos Lamar
    659-670
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56441

Resenhas e Midias

  • RESENHA DO LIVRO GÊNERO, MASCULINIDADES E DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E IDENTIDADES MASCULINAS

    Rafael de Gois Tinoco, Mayara Cristina Mendes Maia, Paula Nunes Chaves, Rondinele Souza Santana, Allyson Carvalho Araújo
    671-676
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.56761
  • RESENHA DA OBRA: JOGO TRADICIONAL E CULTURA

    Adriana Claudia Martins Figuera, Gislaine A.R. da Silva Rossetto
    677-682
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.55105