v. 20, n. 2, abr./jun. 2014

					Visualizar v. 20, n. 2, abr./jun. 2014
Publicado: 2014-04-19

Artigos Originais

  • PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE AS SUAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS

    José Luis Gallego Ortega, Antonio Rodríguez Fuentes
    425-444
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.42802
  • O FUTEBOL “DE VÁRZEA” É “UMA VÁRZEA”!? ETNOGRAFIA DA ORGANIZAÇÃO NO CIRCUITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

    Mauro Myskiw, Marco Paulo Stigger
    445-469
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.42060
  • A INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA NOS CLUBES DO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX

    Fabio Faria Peres, Victor Andrade de Melo
    471-493
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41602
  • LULISMO E FUTEBOL: OS DISCURSOS DE UM TORCEDOR PRESIDENTE

    Fernando Mascarenhas, Silvio Ricardo da Silva, Mariângela Ribeiro dos Santos
    495-517
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41837
  • SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

    Edilene Cunha Sinott, Mariângela da Rosa Afonso, José Antonio Bicca Ribeiro, Gelcemar Oliveira Farias
    519-539
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43226
  • O DESEMPENHO DESPORTIVO: UM MOSAICO DE VALORES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS.

    Alberto de Oliveira Monteiro, Mario Generosi Brauner, Brandel José Pacheco Lopes Filho
    541-567
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38355
  • TEMPO LIVRE: ENTENDIMENTOS ENUNCIADOS POR PARTICIPANTES DE MESTRADOS LATINO-AMERICANOS EM LAZER E RECREACIÓN

    Rodrigo Elizalde, Christianne Luce Gomes
    569-591
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.42866
  • EFEITO DA COOPERAÇÃO MOTRIZ NA VIVÊNCIA EMOCIONAL POSITIVA: PERSPECTIVA DE GÊNERO

    Pere Lavega, Francisco Lagardera, Jaume March, Gloria Rovira, Paulo Coelho Araujo
    593-618
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.38120
  • O MOTIVO DO ABANDONO DE UM CENTRO DE ESPORTES ESPANHOL, POR PARTE DOS SEUS USUÁRIOS: SEGMENTAÇÃO

    M Rosario Teva-Villén, Raquel Pérez-Ordás, Alberto Grao-Cruces, Javier A Tamayo, Román Nuviala, Alberto Nuviala
    619-635
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41135
  • EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ATITUDES DOS DOCENTES.

    Celina Luísa Raimundo Martins
    637-657
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40143
  • ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO BRASIL E NA ESPANHA: UMA INTRODUÇÃO AO TEMA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    Rafael Guimarães Botelho, Marcos Garcia Neira
    659-685
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41791
  • CULTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DE DUAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

    Diego Luz Moura, Antonio Jorge Gonçalves Soares
    687-709
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.40533

Ensaios

  • A COPA DO MUNDO FIFA NA ÁFRICA DO SUL/2010 – COMO FOI A EXPERIÊNCIA E O QUE PODEMOS APRENDER COM ELA?

    Wanderley Marchi Júnior, Chris Bolsmann, Bárbara Schausteck de Almeida, Juliano de Souza
    711-733
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.37532
  • CAPOEIRA: A MEMÓRIA SOCIAL CONSTRUÍDA POR MEIO DO CORPO

    Igor Márcio Corrêa Fernandes da Cunha, Luiz Renato Vieira, Luiz Carlos Vieira Tavares, Tânia Mara Vieira Sampaio
    735-755
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.42052
  • UMA ANÁLISE DO DEBATE FEMINISMO VERSUS SOCIOLOGIA CONFIGURACIONAL NO ESTUDO DO GÊNERO E DO DESPORTO

    Maria Claudia Pinheiro
    757-773
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.42907
  • COPA DO MUNDO E CERVEJA: IMPACTOS INTANGÍVEIS DE UM MEGAEVENTO

    Liana Abrão Romera
    775-798
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.39786
  • O “DISCURSO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E MORAL DAS MULHERES” (1790) DE JOSEFA AMAR Y BORBÓN

    Miguel Vicente-Pedraz, María Paz Brozas-Polo
    799-818
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.43067
  • A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO VESTIBULAR: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO ENEM

    José Arlen Beltrão
    819-840
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41801

Editorial

  • Editorial

    Alex Branco Fraga, Elisandro Schultz Wittizorecki, Ivone Job
    421-424
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46460