ENSINO DAS LUTAS: DOS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS AOS GRUPOS SITUACIONAIS

Autores

  • Mariana Simões Pimentel Gomes Universidade Estadual de Campinas. Campinas
  • Marcio Pereira Morato Universidade Estadual de Campinas. Campinas
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas. Campinas
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas. Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.9743

Palavras-chave:

Artes marciais, educação. Esportes

Resumo

Este estudo buscou classificar e identificar princípios comuns no ensino das Lutas. Para tal foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores e mestres em diferentes modalidades. Após a Análise de Conteúdo dos dados, percebemos que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura de sua dinâmica interna. Desta forma, foi possível classificar as Lutas com base em denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada, visando o desenvolvimento global do aluno e não apenas a repetição descontextualizada de gestos técnicos.

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Biografia do Autor

Mariana Simões Pimentel Gomes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas

Mestre em Atividade Física Adaptação e Saúde. Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada (GEPEAMA). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil

Marcio Pereira Morato, Universidade Estadual de Campinas. Campinas

Mestre em Atividade Física Adaptação e Saúde. Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada (GEPEAMA). Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil

Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas. Campinas

Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada (GEPEAMA). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas. Campinas

Professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Motora Adaptada (GEPEAMA). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil

Publicado

2010-02-13

Como Citar

GOMES, M. S. P.; MORATO, M. P.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. de. ENSINO DAS LUTAS: DOS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS AOS GRUPOS SITUACIONAIS. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 207–227, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.9743. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/9743. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais