COMO A PEDAGOGIA CRÍTICA DO ESPORTE CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ALEMANHA

Autores

  • Christian Gaum Institut für Sportwissenschaften Ginnheimer Landstraße 39 60487 Frankfurt am Main

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.96229

Palavras-chave:

Educação. Esportes. Valores sociais. Educação Física.

Resumo

O objetivo desse artigo é evidenciar o potencial educacional do esporte em programas de Educação Física na escola e explorar como a pedagogia crítica do esporte pode contribuir para esses programas. Para este fim, as principais ideias pressupostas nos movimentos crítico-emancipatórios de Alemanha, nas últimas quatro décadas, são investigadas e delineadas. Graças à ausência de uma abordagem holística, o propósito atual de Educação Física na Alemanha é duplo: educar para o esporte e educar através do esporte. Segundo esse conceito, o esporte na sociedade precisa ser problematizado sem ser apenas assumido como um modelo. Conforme essas premissas centrais, esse texto trabalha com a tese de que o esporte tem o potencial de empoderar crianças para lidar com seus mundos cada vez mais complexos e contingentes, o que é importante para enfrentar os futuros desafios como uma questão social e, portanto, oferecer a legitimação pedagógica da Educação Física como matéria escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Gaum, Institut für Sportwissenschaften Ginnheimer Landstraße 39 60487 Frankfurt am Main

2002-2009

Magisterstudium mit den Hauptfächern Sportwissenschaften und Soziologie an der Goethe-Universität in Frankfurt am Main

2010-2014

Wissenschaftlicher Mitarbeiter am Institut für Sportwissenschaft, Fachbereich Psychologie und Sportwissenschaften der Goethe-Universität Frankfurt am Main

Oktober 2014

Promotion zum Dr. phil. an der Goethe-Universität in Frankfurt am Main

2015-2017

Wissenschaftlicher Mitarbeiter in der Abteilung Sportpädagogik an der Goethe-Universität Frankfurt am Main

April 2017

Vertretung der Sportpädagogik und Sportdidaktik Professur an der Christian-Albrechts-Universität Kiel

  • Durchführung von Lehrveranstaltungen im Bereich Sportpädagogik/Sportdidaktik und Forschungsmethoden
  • Theorie und Praxisveranstaltungen Tennis
  • Studienberatung für den Studiengang „Wirtschaftspädagogik mit Nebenfach Sport“
  • Betreuung von studentischen Abschlussarbeiten und sportwissenschaftlichen Forschungsprojekten
  • Fairnesserziehung und olympische Erziehung
  • Werte und Vorbildfunktion im Sport
  • Ästhetik und Ethik des Sports
  • Akkreditierung des Masterstudiengangs „Sozialwissenschaften des Sports“ (2011-13)

Publicado

2019-11-16

Como Citar

GAUM, C. COMO A PEDAGOGIA CRÍTICA DO ESPORTE CONTRIBUI PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ALEMANHA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25066, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.96229. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/96229. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Em foco