CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA ARMADA CARIOCA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.94407

Palavras-chave:

Educação Física. Violência. Áreas de pobreza. Escola.

Resumo

 O objetivo deste estudo foi analisar e compreender os desdobramentos da violência armada nas aulas de Educação Física (EF) em uma escola localizada em uma região de conflito entre comerciantes de drogas ilícitas e a polícia. Trata-se de um estudo etnográfico, utilizando a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que os corpos dos alunos e professores nos espaços abertos de EF estão mais expostos aos riscos de vitimação que nas aulas de outras disciplinas neste lócus. As repercussões dos conflitos permanecem por dias, mesmo após os confrontos terem acabado, estendendo o tempo dos reflexos sutis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Carmo Santos, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil.

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Cursando bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse em temáticas de pesquisa que entrecruzem os temas Corpo, Cultura, Educação Física, Educação e Violência. Membro do grupo de pesquisa NUPAERER/UNIVERSO (Núcleo de Pesquisa-Ação do Esporte e Relações Étnico-Raciais). Avaliador do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2019/MEC) para a área da Educação Física. Atualmente é Docente no Ensino Fundamental I e Educação Infantil (SME/RJ), na Fundação Municipal de Educação da Cidade de Niterói (FME/Niterói) atuando em turmas bilíngues (Libras/Português) e no bacharelado em Educação Física na Faculdade Gama e Souza (RJ). Tem experiência nas áreas de Educação Física, Educação, Educação de Surdos, Natação e Atividades Aquáticas.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil.

Professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física. Professor convidado da Universidade do Porto, no programa de mestrado em Gestão do Desporto. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense e licenciado pela Universidade Gama Filho em Educação Física. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto; MBA Executivo COPPEAD-UFRJ, doutorado e mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua no ensino superior desde 1979 como professor e na gestão educacional desde 2002, tendo ocupado diversos cargos, entre eles: Coordenador de Curso, Diretor de Pesquisa, Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, Vice-reitor Acadêmico e Vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação. Realizou diversos cursos de atualização na área da gestão em Trinity College, Babson College, Universidade de São Diego, Universidade de Warwick, entre outras. É membro da Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto, avaliador de instituições de ensino superior do Ministério da Educação, membro de conselhos e comitês editoriais em várias revistas científicas e editor da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. No campo empresarial, fundou em 1996 A O-til Produções e Eventos, empresa que desenvolve suas ações no campo artístico e esportivo até o presente. A produção acadêmica inclui 70 artigos publicados, 14 livros e 37 capítulos de livro. Tem experiência na área de gestão, ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação física e esporte, gestão do esporte, educação física escolar, racismo, etnometodologia.

Downloads

Publicado

2020-05-13

Como Citar

SANTOS, L. C.; SILVA, C. A. F. da. CONSEQUÊNCIAS DA VIOLÊNCIA ARMADA CARIOCA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26036, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.94407. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/94407. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais