“GYMNASTICA E EDUCAÇÃO PHYSICA”: SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA NORMAL, ELEMENTAR E COLÉGIOS DISTRITAIS DO RIO GRANDE DO SUL, EM FINS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX

Tuany Defaveri Begossi, Janice Zarpellon Mazo, Ester Liberato Pereira, Raquel da Silveira

Resumo


O presente estudo tem, por objetivo, compreender a presença da Gymnastica e da Educação Physica na formação de professores(as) primários(as) no Rio Grande do Sul, durante o período de 1877 a 1909. Para o alcance do objetivo proposto, analisamos a documentação legal do estado, especialmente aquela que previu orientações relacionadas às estruturas educacionais, expedidas no período de 1877 a 1909. A interpretação aos materiais de pesquisa, amparada pelos aportes teóricos da História das Disciplinas Acadêmicas e Escolares e dos Saberes Disciplinares, indicou que a inserção de conteúdos referentes à Gymnastica e à Educação Physica, nas grades de ensino, foi assumindo contornos mais amplos na realidade educacional sul-rio-grandense, especialmente naquela voltada à formação de professores(as). Desta forma, tais ampliações podem ter influenciado no estabelecimento de ações pioneiras levadas a efeito nos anos posteriores ao período investigado.

 

 


Palavras-chave


Capacitação de Professores. História. Educação Física. Ginástica.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90208



 

 


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