O TRATO COM O CONHECIMENTO DA GINÁSTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS: APONTAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
  • Cláudio dos Santos Costa Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.
  • Jaildo Calda dos Santos Vilas-Bôas Júnior Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.87783

Palavras-chave:

Educação. Educação Física. Ginástica. Zona rural.

Resumo

O texto tem como objetivo identificar as contribuições teórico-metodológicas da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Abordagem Crítico-Superadora (ACS) para o trato com o conhecimento da Ginástica, em classes multisseriadas, nas escolas públicas do campo. Partindo da realidade concreta das escolas que estão sendo fechadas em decorrência da aplicação da política baseada em ajustes estruturais e da negação sistemática do acesso ao conhecimento clássico, na disciplina Educação Física, para os estudantes do campo, estamos apresentando elementos teórico-metodológicos advindos da PHC e da ACS para subsidiar o trabalho educativo e suas possibilidades superadoras no trato com o conhecimento da Ginástica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), Especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), Mestrado em Ciência do movimento humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campina (1993) e Pós-Dotorado pela Universidade de Oldenburg, Alemanha (1999). Professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do grupo de estudos em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Cláudio dos Santos Costa, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Possui graduação em Educação Física, pela Universidade Católica do Salvador; Especialista em Educação Especial Inclusiva, pela UNIASSELVI; Especialista em Pedagogia Histórico-Crítica para escolas do Campo, pela UFBA; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL - UFBA) e Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (GEPEFEL – UCSAL).

Jaildo Calda dos Santos Vilas-Bôas Júnior, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Regional da Bahia (2013), Especialista em Pedagogia Histórico-Crítica pela UFBA (2015), Mestrando em Educação pela UFBA. Membro do LEPEL.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

TAFFAREL, C. N. Z.; COSTA, C. dos S.; VILAS-BÔAS JÚNIOR, J. C. dos S. O TRATO COM O CONHECIMENTO DA GINÁSTICA EM CLASSES MULTISSERIADAS: APONTAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O CURRÍCULO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26040, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.87783. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/87783. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais