EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E ESCOLA: DA DIFERENÇA COMO DESIGUALDADE À ALTERIDADE COMO POSSIBILIDADE

Autores

  • Rogério Cruz de Oliveira Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)
  • Jocimar Daolio Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.8279

Palavras-chave:

Educação Física. Educação. Preconceito. Identidade de gênero.

Resumo

Este estudo objetiva compreender como as diferenças são significadas e representadas pelos alunos nas aulas de educação física. Trata-se de uma etnografia desenvolvida numa escola pública do município de Campinas-SP. Tal incurso levou-nos à compreensão de que as diferenças apresentadas pelos alunos constituíram parâmetros definidores de desigualdade de oportunidades, preconceitos e sectarismos. Assim, o entendimento das diferenças esteve permeado por certos reducionismos, enxergando o “outro” somente por suas características mais visíveis, obscurecendo a complexidade da dinâmica cultural. Por fim, compreendemos que é desejável que as diferenças sejam consideradas na ótica da alteridade subsidiada por uma perspectiva intercultural de educação.

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Biografia do Autor

Rogério Cruz de Oliveira, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Doutorando em Educação Física - FEF/UNICAMP

Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF/UNICAMP)

Jocimar Daolio, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP)

Professor Livre-Docente FEF/UNICAMP

Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação Física e Cultura (GEPEFIC/FEF/UNICAMP)

Publicado

2009-12-03

Como Citar

OLIVEIRA, R. C. de; DAOLIO, J. EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E ESCOLA: DA DIFERENÇA COMO DESIGUALDADE À ALTERIDADE COMO POSSIBILIDADE. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 149–167, 2009. DOI: 10.22456/1982-8918.8279. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/8279. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais