ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS DOS PROGRAMAS DE APOIO A ESTUDANTES-ATLETAS DE ELITE NO SISTEMA UNIVERSITÁRIO DA CATALUNHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.82235

Palavras-chave:

Programas. Educação superior. Organização e Administração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as características organizacionais dos programas universitários de apoio à carreira dupla na Catalunha. A amostra foi composta pelas dez universidades que possuíam programas de apoio à carreira dupla. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 13 coordenadores, bem como pela análise do conteúdo existente nos sites web de cada universidade. Os resultados mostram diferentes perfis de alunos-atletas presentes nos programas. Houve deficiências em elementos como a disponibilidade de recursos, planejamento ou legislação vigente. Além disso, fatores externos, como o corpo docente ou o sistema europeu de diplomas universitários, mostraram ter uma influência significativa. Conclui-se que a vontade política, um contexto econômico favorável e a colaboração privada são elementos necessários para avançar no desenvolvimento dos programas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pau Mateu, Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya (INEFC)

Departamento de Gestão e Recreação

Anna Vilanova, Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya (INEFC)

Departamento de Gestão e Recreação

Eduard Inglés, Institut Nacional d'Educació Física de Catalunya (INEFC)

Departamento de Gestão e Recreação

Publicado

2019-01-06

Como Citar

MATEU, P.; VILANOVA, A.; INGLÉS, E. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS DOS PROGRAMAS DE APOIO A ESTUDANTES-ATLETAS DE ELITE NO SISTEMA UNIVERSITÁRIO DA CATALUNHA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 1205–1218, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.82235. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/82235. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais