O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO INTEGRAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Cássia Maria Hess, Marcos Neira, Eliana Toledo

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar o papel do professor de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas do estado de São Paulo de Ensino Integral. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Identificou-se que o professor de Educação Física possui, além de suas atribuições específicas, um papel mais interdisciplinar com o de Arte, com a responsabilidade ainda de acompanhar os alunos no horário da saída e no almoço, e de participar das assembleias e dos agrupamentos. Para complementar a carga horária, deve atuar como apoio docente. Conclui-se que os documentos oficiais determinam a este profissional um papel disciplinador, de recreador, de auxiliar (portão e refeições), com multifunções, inclusive a médica, conforme a própria história da área nos identifica.  

 


Palavras-chave


Ensino Integral; Educação Física escolar; atuação profissional.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.81617

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