O OLHAR DO PACIENTE SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL E SUA PERCEPÇÃO ACERCA DE SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DIANTE DO VIDEOGAME ATIVO

Autores

  • Talita Grazielle Pires de Carvalho Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil
  • Ana Raquel Mendes dos Santos Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.
  • Maritza Lordsleem Silva Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.
  • Ameliane da Conceição Reubens Leonídio Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil / E-mail:
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Doutora em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Doutor em Filosofia. Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. João Pessoa, PB, Brasil.
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Doutora em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.72695

Palavras-chave:

Hospitalização. Neoplasias. Jogos de vídeo. Emoções.

Resumo

Objetivou-se conhecer e analisar a percepção de crianças e adolescentes hospitalizados em relação ao câncer/tratamento e seus sentimentos e emoções relacionados à prática do videogame ativo no ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo pesquisa participante envolvendo 14 pacientes de 7 a 17 anos, internados em um centro hospitalar de onco-hematologia pediátrica. Para coleta utilizaram-se entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo. Nas intervenções utilizou-se o X-Box 360 com Kinect, com jogos de esporte e dança. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. Os entrevistados demostraram ter conhecimento sobre a doença e o tratamento. O videogame ativo foi apontado como uma possível estratégia para romper com a tristeza e o tédio, por proporcionar interação social e uma vivência de sentimentos e emoções positivas no ambiente hospitalar.

 

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Biografia do Autor

Talita Grazielle Pires de Carvalho, Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil

Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil / E-mail: talitagpires@hotmail.com / Endereço: Rua Dona Inês Correia de Araújo, nº. 156, Apt. 902 – Bloco B, Caxangá, Recife-PE, Brasil. CEP: 50.800-220.

Ana Raquel Mendes dos Santos, Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil. / E-mail: raquelmdss@hotmail.com / Endereço: Rua Tula Freire de Souza, nº61, San Martin, Recife, PE. CEP: 50.761-730.

Maritza Lordsleem Silva, Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.

Doutoranda em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil. / E-mail: maritzalordsleem@hotmail.com / Endereço: Rua Ribeiro de Brito, 213 - APT° 301, Recife, PE / CEP: 51021-310.

Ameliane da Conceição Reubens Leonídio, Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil / E-mail:

Mestre em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil / E-mail: ameliane.reubens@yahoo.com.br

Priscilla Pinto Costa da Silva, Doutora em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil.

Doutora em Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN, Brasil. / E-mail: laprisci@gmail.com / Endereço: Rua João Machado, nº 90, Prata, Campina Grande, PB, Brasil, CEP: 58.400-510.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Doutor em Filosofia. Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. João Pessoa, PB, Brasil.

Doutor em Filosofia. Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. João Pessoa, PB, Brasil. E-mail: caminhairaquitan@gmail.com / Endereço: Av. Manoel Morais, 632, Ap. 201, Manaíra, João Pessoa – PB, 58038-231.

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Doutora em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil.

Doutora em Educação Física. Universidade de Pernambuco. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Recife, PE, Brasil. E-mail: clarasilvestre@uol.com.br. Endereço: Rua Amazonas, n◦ 223, apt◦ 802, Boa Viagem, Recife, PE, Brasil, CEP: 51.010-20.

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Publicado

2018-06-24

Como Citar

PIRES DE CARVALHO, T. G.; SANTOS, A. R. M. dos; SILVA, M. L.; LEONÍDIO, A. da C. R.; SILVA, P. P. C. da; CAMINHA, I. de O.; FREITAS, C. M. S. M. de. O OLHAR DO PACIENTE SOBRE O CÂNCER INFANTOJUVENIL E SUA PERCEPÇÃO ACERCA DE SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DIANTE DO VIDEOGAME ATIVO. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 413–426, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.72695. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/72695. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais