CONTEXTOS E SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DE TREINADORES DE HANDEBOL EM ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Felipe Modolo Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Mayara Gonçalves Madeira Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Walmir Romário dos Santos Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Marcos de Paula D'Almeida Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.71699

Palavras-chave:

Treinador. Esportes. Aprendizagem. Conhecimento.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a formação de treinadores de handebol de âmbito escolar, bem como identificar os contextos e situações de aprendizagem preferidos por eles. Para isso foram entrevistados 11 treinadores de âmbito escolar de um município do Estado de São Paulo. O instrumento de entrevista semiestruturada abrangeu duas questões principais: uma relacionada à formação acadêmica (graduação e pós-graduação) e outra referente aos diferentes contextos de aprendizagem. Os entrevistados relataram que a graduação cumpre um importante papel na formação, porém insuficiente para o domínio dos conteúdos específicos inerentes ao seu contexto de atuação. Considerando os contextos de aprendizagem os treinadores apontam preferência pelas fontes provenientes do contexto informal (como as experiências como atleta, as conversas com outros treinadores e os materiais disponíveis na internet), ao passo que apontam o contexto não formal como pouco relevante para a atuação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

MODOLO, F.; MADEIRA, M. G.; SANTOS, W. R. dos; D’ALMEIDA, M. de P.; MENEZES, R. P. CONTEXTOS E SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DE TREINADORES DE HANDEBOL EM ÂMBITO ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1203–1216, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.71699. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/71699. Acesso em: 17 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais