O SENTIDO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Juliana Kanareck da Silva UFSC
  • Ana Cristina Richter UFSC
  • Fabio Machado Pinto UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64681

Palavras-chave:

Escolas. Experiência. Mediação. Educação Física

Resumo

O trabalho investiga sentidos atribuídos ao futebol, considerando experiências extraescolares e mediações pedagógicas estabelecidas com alunos dos anos iniciais. Os dados indicam que as relações que as crianças estabelecem com o saber e com o aprender engendra elementos anteriores e exteriores às experiências vivenciadas na escola, associadas a família, renda, consumo, mídia, gênero, exclusão, habilidade, prazer, fama, rendimento, saúde, dor, medo, tempo livre e reconhecimento da Educação Física como disciplina escolar. Estes elementos, basilares na relação que as crianças estabelecem com o saber, sugerem a necessidade de colocar suas declarações no centro do planejamento, mediando a produção de novos sentidos para o futebol, na escola e fora dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Kanareck da Silva, UFSC

Professora ACT da Rede Municipal de Ensino/Florianópolis/SC; Graduada em Educação Física (UFSC) e ex-Bolsista de Iniciação Docente PIBID/UFSC. 

Ana Cristina Richter, UFSC

Doutorado em Educação (UFPR/CAPES); Pós-doutorado em Educação (PPGE/UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC/CNPq)

Fabio Machado Pinto, UFSC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991-1994), formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000), mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998), mestrado (2004-2005) e doutorado (2005-2012) em Sciences de Léducation - Université de Paris 8. Como professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina atua nas disciplinas de Metodologia e Pratica de Ensino de Educação Física. Ainda, no CED/UFSC, é professor pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea, coordenado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz. Concluiu doutorado em Ciências da Educação na Université Paris 8 - Saint Denis, trabalhando na équipe ESCOL com os professores Elisabeth Bautier, Patrick Rayou, Ridha Ennafaa, Bernard Charlot, tendo como orientador Jean-Yves Rochex. Realizou seminários junto à Université Paris 5 René Descartes (Sociogie de lEnfance, Prof. Regine Sirota) e na Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales (Histoire du Corps, Prof. Georges Vigarello) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Prática de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia da educação, formação de professores, ensino de educação física, educação popular e capoeira. Os estudos de tese foram concluídos com o titulo: "Pratiques Corporelles et le Rapport aux savoirs : logiques et processus de mobilisation à laprentissage des pratiques corporelles em Éducation Physique au Brésil", tese defendida com orientação de Jean-Yves Rochex.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

SILVA, J. K. da; RICHTER, A. C.; PINTO, F. M. O SENTIDO DO FUTEBOL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 1395–1406, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.64681. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64681. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.