RESENHA DO LIVRO MULHERES NO OCTÓGONO: PERFORMATIVIDADES DE CORPOS, DE GÊNEROS E DE SEXUALIDADES

Autores

  • João Paulo Fernandes Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vera Lúcia Ferreira Pinto Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.62624

Palavras-chave:

Mulheres. Identidade de gênero. Artes marciais.

Resumo

Esta resenha trata do livro Mulheres no Octógono: performatividades de corpos, de gêneros e de sexualidade, da autora Carla Lisbôa Grespan. Fruto de sua dissertação de mestrado, a obra se situa nos estudos de gênero e sexualidade pós-estruturalistas e queer ligados à Educação Física e às práticas corporais esportivas, e traz relevantes reflexões sobre os modos de interdição discursiva, estigmatização e processos discriminatórios sofridos por mulheres atletas de Artes Marciais Mistas (Mixed Martial Arts - MMA), construídos do ciberespaço. A obra contribui ainda nos processos de visibilização e problematização das experiências dessas atletas no campo esportivo das lutas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Fernandes Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em educação física (UFJF). Especialista em lazer (UFMG). Graduado em educação física (UFV). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Campus Governador Valadares. Membro pesquisador no grupo de pesquisa: Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GRFSS/UFJF/CNPq).

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Física pela UGF. Professora da Faculdade de Educação Física e Desportos e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFJF. Coordenadora do grupo de pesquisa: Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GRFSS/UFJF/CNPq).

Vera Lúcia Ferreira Pinto Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Educação Física (UFJF). Graduada em Educação Física (UFJF). Membro pesquisadora no grupo de pesquisa: Gênero, Educação Física, Saúde e Sociedade (GRFSS/UFJF/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

FERNANDES SOARES, J. P.; MOURÃO, L.; FERNANDES, V. L. F. P. RESENHA DO LIVRO MULHERES NO OCTÓGONO: PERFORMATIVIDADES DE CORPOS, DE GÊNEROS E DE SEXUALIDADES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 797–802, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.62624. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62624. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Resenhas e Midias