EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A AÇÃO PEDAGÓGICA E SUA LEGITIMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA ITINERANTE DO MST
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.6181Palavras-chave:
Educação Física. Educação da população. Assentamentos rurais. Condições sociais.Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa que investigou a ação pedagógica nas aulas de Educação Física e sua legitimação enquanto prática social na Escola Itinerante Filhos de Deus, do Acampamento 08 de Março, no município de Tupanciretã, Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa desvelam que os conteúdos desenvolvidos na Educação Física na Escola Itinerante vêm atribuindo um viés de criticidade ao serem problematizados pelos educadores, todavia, estando a escola inserida no sistema que escraviza, excluí, expropria, vivencia constantes conflitos com a construção desses horizontes.Downloads
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Publicado
2010-01-06
Como Citar
RIBEIRO, G. M.; MARIN, E. C. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A AÇÃO PEDAGÓGICA E SUA LEGITIMAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA ITINERANTE DO MST. Movimento, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 63–82, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.6181. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/6181. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
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