CAMPOS DE ATUAÇÃO EM GINÁSTICA: ESTADO DA ARTE NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo
  • Wagner Wey Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Suziane Peixoto Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Regina Rovigati Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.61648

Palavras-chave:

Bibliometria. Análise quantitativa. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Ginástica.

Resumo

O objetivo foi identificar, sistematizar e analisar a produção acadêmica sobre ginástica nos periódicos nacionais da área da Educação Física do Web Qualis-Capes dos anos 2000 a junho de 2015. Por meio de indicadores bibliométricos de estudos do tipo estado da arte, identificamos 340 artigos publicados em 61 revistas. Constatamos que a produção na área foi constante nos triênios Capes e que as ginásticas de condicionamento físico tiveram prevalência em 47% dos estudos, com destaque para a ginástica laboral e publicação em revistas B4, B2 e B1 respectivamente, seguida pelas ginásticas de competição (28%), cuja frequência por estudos na ginástica artística foi de 55,2% e prevalência de divulgação em revistas B1, B2 e B4. Por fim, aspectos da saúde, da fisiologia e da pedagogia do esporte foram as temáticas mais utilizadas para discutir os campos de atuação em ginástica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Viviene Carbinatto, Universidade de São Paulo

Atua na graduação e pós-graduação em Educação Física e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Departamento de Esporte.Grupo de Estudos e Pesquisa - NUCORPO. Grupo de Estudos e Pesquisa- GYMNUSP.

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atua na graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua na pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Departamento de Ciências do Esporte. Grupo de Estudos e Pesquisa - NUCORPO.

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atua na graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Departamento de Ciências do Esporte. Grupo de Estudos e Pesquisa - NUCORPO.

Suziane Peixoto Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atua na graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.Departamento de Ciências do Esporte. Grupo de Estudos e Pesquisa - NUCORPO.

Regina Rovigati Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atua na graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua na pós-graduação em Educação e Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Departamento de Ciências do Esporte. Grupo de Estudos e Pesquisa - NUCORPO.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

CARBINATTO, M. V.; MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SANTOS, S. P.; SIMÕES, R. R. CAMPOS DE ATUAÇÃO EM GINÁSTICA: ESTADO DA ARTE NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 917–928, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.61648. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/61648. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais