UMA REVISTA EM MOVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A SUBÁREA SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA (2004-2014)

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, Juliana Martins Cassani Matos, Wagner dos Santos, Murilo Eduardo dos Santos Nazário

Resumo


Demonstra a contribuição da revista Movimento para a subárea sociocultural e pedagógica da Educação Física brasileira entre 2004 e 2014. De natureza quanti-qualitativa, faz uso de técnicas da Cienciometria e Bibliometria para analisar os seguintes indicadores: periodicidade; vínculo com a pós-graduação; presença de financiamento; tipo de autoria; formação acadêmica; relação com grupos de pesquisa; e vínculo institucional. Os resultados evidenciam: o crescimento de trabalhos coletivos como tendência no campo científico da área; a atuação da revista Movimento, que veicula pesquisas produzidas no país e internacionalmente; e a necessidade de políticas que potencializem os estudos desenvolvidos na “periferia” do Sistema Nacional de pós-graduação.

 


Palavras-chave


Publicações periódicas. Atividades cientificas e tecnológicas. Educação de Pós-Graduação. Indicadores bibliométricos.

Texto completo:

PDF-POR PDF-ENG (English)


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.59486

Direitos autorais



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment