AS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INTERVENÇÃO DO TREINADOR DE SURF

Autores

  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Florianópolis, SC.
  • Jeferson Rodrigues de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.
  • Thais Emanuelli da Silva de Barros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57346

Palavras-chave:

Aprendizagem. Esportes. Desenvolvimento pessoal. Surf.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as ações pedagógicas para o ensino do surf a partir do entendimento de formadores de treinadores de surf. Foram entrevistados cinco formadores experientes, e as informações analisadas por meio dos procedimentos de estudo de casos. Os resultados indicam que as ações pedagógicas para o treinador de surf devem estar voltadas para a adaptação de sua intervenção às constantes alterações do ambiente de prática e para atender as expectativas do aprendiz. Concluiu-se que as ações do treinador de surf devem estar pautadas na gestão do risco oferecido pela prática do surf, bem como na garantia de níveis adequados de risco, favorecendo a aprendizagem da modalidade.

 

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.

Centro de Desportos - CDS

Departamento de Educação Física - DEF

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Florianópolis, SC.

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID

Departamento de Educação Física - DEF

Jeferson Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.

Centro de Desportos - CDS

Departamento de Educação Física - DEF

Thais Emanuelli da Silva de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.

Centro de Desportos - CDS

Departamento de Educação Física - DEF

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Desportos - CDS. Florianópolis, SC.

Centro de Desportos - CDS

Departamento de Educação Física - DEF

Downloads

Publicado

2015-12-12

Como Citar

BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; SOUZA, J. R. de; BARROS, T. E. da S. de; NASCIMENTO, J. V. do. AS AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A INTERVENÇÃO DO TREINADOR DE SURF. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 403–416, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.57346. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57346. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais